Com vagas de sobra, pré-matrículas para Pronatec vão até o dia 31 de janeiro

Foto: Arquivo Correio do Estado - Pré-matrículas para o Pronatec vão até 31 de janeiro.

Baixa procura pelas vagas devem ter sido ocasionadas pela pandemia da Covid-19

Ainda estão abertas as inscrições para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Os cursos profissionalizantes são ofertados pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, de forma integral. O prazo final para realizar a pré-matrícula é 31 de janeiro. Com a proximidade da data, foi observado um baixo número de adesão no curso.

“Acreditamos que essa baixa procura seja em razão da pandemia. Essa falta de contato com as escolas, presencialmente, acaba gerando um distanciamento maior entre nós e os alunos”, supõe a supervisora do Pronatec em Mato Grosso do Sul, Magali Varela.

“Tanto o MEC quanto a secretaria de educação estão providenciando a melhor forma, tanto para os professores quanto para os estudantes, para que essas aulas aconteçam. Mesmo nessa fase que estamos não deixamos de dar atenção e de executar essas atividades”, acrescenta a supervisora.

Ainda de acordo com Magali, os cursos do Pronatec sempre tiveram um grande número de procura, com concorrência bem acirrada para o processo seletivo, mas este ano a pandemia mudou um pouco esse cenário. “Sempre tivemos uma procura bem acirrada, o processo seletivo sempre foi bem disputado, esse ano que houve essa baixa procura aqui”, afirma.

O curso mais concorrido é o de técnico de enfermagem, que de acordo com a supervisora já tem um número suficiente para realizar um processo seletivo. “O restante dos cursos ainda têm vagas. Sem fechar as vagas em aberto não é possível iniciar os cursos com essas vagas. Temos vagas sobrando”.

As aulas serão presenciais. Apenas um curso terá o ensino a distância, que é o técnico em administração, com 30 vagas em Dourados.

Assistência

Para os alunos que passarem no processo seletivo é oferecido uma assistência estudantil que custeia o transporte, como um auxílio-transporte. Entretanto, o recebimento do valor depende da assiduidade do aluno no curso.

“O auxílio depende da frequência do aluno. O valor até $200. Mas, se ele faltar, ele não ganha o dia em que não assistiu à aula”, finaliza a supervisora do Pronatec em Mato Grosso do Sul, Magali Varela.

Serviço

As pré-matrículas vão até o dia 31 de janeiro e podem ser feitas por meio do site de matrícula da SED www.matriculadigital.ms.gov.br. O cadastrante deverá preencher um questionário socioeconômico, que faz parte do processo de seleção.

A designação dos candidatos será após a segunda quinzena de fevereiro e a previsão de início das aulas é para março.

Fonte: Correio do Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias semelhantes