A Secretaria Municipal de Saúde de São Gabriel do Oeste comunica que iniciará a pulverização de inseticida para ajudar no controle do mosquito Aedes aegypti, vetor das doenças Dengue, Zika e Chikungunya. Ação será executada após o município receber um lote do inseticida Malathion do Ministério da Saúde, entregue por meio da Secretaria de Estado de Saúde.
De acordo com a secretária da pasta, Michele Alves Pauperio, o veículo equipado com pulverizador UBV (Ultra Baixo Volume), popularmente conhecido como “fumacê”, deve circular ainda nesta sexta-feira (24), no início da manhã e fim da tarde, nas áreas com o maior números casos suspeitos. “Devido a quantidade inseticida, inicialmente, o trabalho de aplicação estará concentrado no Bairro Milani, Jardim Gramado e Centro”, comentou a secretária municipal de Saúde.
O setor de Vigilância Epidemiológica explica que o inseticida Malathion é usado no combate ao mosquito na fase adulta, sendo uma pequena parte no trabalho de prevenção às endemias. A população deve agir diretamente na eliminação dos focos do mosquito para que o controle do vetor seja efetivo.
Orientações à população
Para que aplicação seja eficaz é necessário deixar portas e janelas abertas quando o veículo do “fumacê” passar pela rua.
Por ser um inseticida, o Malathion pode causar danos à saúde se a exposição ao produto for longa ou corriqueira. Guarde alimentos ou deixe coberto, também é recomendável cobrir gaiolas de pássaros, lavar com água e sabão os bebedouros de animais após a aplicação do inseticida e manter-se longe do veículo enquanto estiver realizando o trabalho.
Pessoas acamadas, recém-nascidos e alérgicos devem sair da área de aplicação ou permanecer em um cômodo da casa, com a porta fechada e um pano úmido na soleira da porta.
Assessoria de Comunicação