A Rota Bioceânica, projeto em execução, que vai interligar o Brasil ao Oceano Pacífico por meio de corredores rodoviários e portuários na América do Sul, foi o principal tema da primeira agenda da missão empresarial e governamental de Mato Grosso do Sul na Índia, realizada nesta quarta-feira (6). A comitiva busca abrir novos mercados para produtos regionais e atrair investimentos privados para o Estado.
“Chegamos de madrugada e já tivemos um dia extenso, com agendas importantes que deram o tom da perspectiva comercial que temos entre Índia e Mato Grosso do Sul, e o Brasil também. A Índia é um país que vem crescendo a taxas enormes, assim como o nosso Estado, e possui uma população gigantesca, com várias complementariedades empresariais”, afirmou o governador Eduardo Riedel, que lidera a comitiva.
Com população superior a 1 bilhão de habitantes, a Índia recentemente se tornou o país mais populoso do mundo, ultrapassando a China. O crescimento econômico acelerado do país o coloca entre os principais mercados globais dos próximos anos, cenário que Mato Grosso do Sul busca aproveitar para ampliar suas exportações e relações bilaterais.

“Já fomos a Mahindra, importante fabricante de tratores e equipamentos, e que tem uma série de novas empresas cuja perspectivas estão muito alinhadas às demandas de Mato Grosso do Sul. Aqui pudemos apresentar a Rota Bioceânica, que é importantíssima. Todos ficaram impressionados com as possibilidades que se avizinham, de um novo eixo de trânsito de bens e mercadorias, que sem dúvida nenhuma vai ser extremamente importante para nosso Estado”, destacou Riedel.
A agenda incluiu visitas a empresas e reuniões com autoridades locais, entre elas o governador do Estado de Maharashtra, C.P. Radhakrishnan, em Mumbai. Segundo Riedel, o encontro serviu para avançar em parcerias estratégicas.
“Começamos bem e pudemos ver bem a dinâmica empresarial local. O secretário Jaime Verruck (Desenvolvimento) já estabeleceu contatos para fazer intercâmbios em áreas como ciência, tecnologia e inovação, fora outras áreas de nosso interesse”, disse.
O setor empresarial de Mato Grosso do Sul também aproveitou a viagem para aproximar mercados. O presidente da Fiems (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul), Sérgio Longen, participou das reuniões e destacou a importância da ação para futuras negociações.

“O objetivo é esse, avançar nas discussões que envolvam o desenvolvimento do nosso Estado. Na mesa desde manhã, importantes projetos foram apresentados para importantes empresários de Mumbai. Entendemos que esse é o caminho para dar a oportunidade para que conheçam o Mato Grosso do Sul e também buscarmos ações de intercâmbio”, afirmou.
A missão conta ainda com a participação do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gerson Claro, do secretário-adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento, Artur Falcette, do diretor de Relações Internacionais da Fiems, Aurélio Rolim, do diretor superintendente do Sebrae-MS, Cláudio Mendonça, e do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae e vice-presidente da Famasul, Maurício Saito. A comitiva segue em compromissos na Índia até a próxima semana.
Matéria: Campo Grande News





















