Construção Civil representa mais da metade da geração de empregos na Indústria de MS

Mais da metade dos empregos gerados pela indústria de Mato Grosso do Sul foram do setor da Construção Civil no 1° semestre deste ano. Segundo o observatório da Fiems (Federação das Indústrias de MS), o setor industrial criou 10.508 vagas no período, sendo 5.341 na área de Construção.

Ainda segundo a Fiems, o destaque do setor é para as atividades de construção de edifícios, que sozinha corresponde a 3.795 novos postos de trabalho no período, ou seja, 36,8% do total. Então, obras de terraplanagem criaram 564 vagas; construção de rodovias, 471 postos; montagem de estruturas metálicas, 299; e fabricação de pré-moldados de concreto, 212.

Em agosto, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o custo médio da Construção Civil por metro quadrado apresentou uma alta significativa de 2,97% em comparação com o mês de julho. O custo médio da mão de obra também registrou alta, saindo de R$ 713,78 para R$ 757,11 no Estado.

Para o presidente do Sinduscon/MS (Sindicato Intermunicipal das Indústrias da Construção de MS), Kleber Recalde, o setor tem papel estratégico na geração de emprego e renda: “Segue em expansão, impulsionado por investimentos públicos e privados e pelo aumento da demanda por novas obras”. Para ele, projetos de capacitação profissionalizante reforçam a geração de empregos.

 

Fonte: Jornal Midiamax

Notícias semelhantes