Construção de muro no lixão traz maior qualidade de vida e segurança em torno do lixão, dizem moradores

Foto: Assessoria

A visita do prefeito e equipe de engenharia no lixão teve por objetivo avaliar o andamento das obras e observar melhorias que ainda podem ser feitas na região

A construção do muro em torno do lixão trouxe maior qualidade de vida e segurança para os moradores da região. Problemas com odores, insetos, animais peçonhentos e acúmulo de lixo em frente às residências estão reduzindo gradativamente. Segundo os moradores, ainda há uma dificuldade: a falta de conscientização de parte da população.

O local foi visitado na manhã desta quarta-feira (01) pelo prefeito Jeferson Tomazoni, para fiscalização da obra. Ele conversou com a senhora Marinalva Francisco da Silva, de 47 anos, residente na rua das gaivotas há cerca de dez anos.  Ela relatou a significativa melhora notada com a construção do muro por toda vizinhança.

“Melhorou muito. Moro nesta casa há mais de dez anos e enfrentávamos de tudo. No meu quintal já encontrei cobra, sapo e era difícil conviver com o mau cheiro e quantidade enorme de insetos. Só temos de agradecer, pois precisávamos dessa melhora na nossa qualidade de vida e até mesmo para segurança da nossa família”, explicou.

A visita do prefeito e equipe de engenharia no lixão teve por objetivo avaliar o andamento das obras e observar melhorias que ainda podem ser feitas na região. De acordo com o prefeito Jeferson, o objetivo também é instalar câmeras de vigilâncias para inibir o descarregamento de lixo nos arredores.

A Prefeitura investiu cerca de R$ 400 mil na obra. São 1.703 metros lineares de construção ao redor de todo lixão. “Vamos cercar toda essa área propiciando uma valorização dos imóveis, o embelezamento da cidade e destinação correta do lixo. A instalação de câmeras virá como mais um passo, com objetivo de inibir os praticantes de atos como esse. Nosso objetivo também é trazer asfalto pra mudar definitivamente a vida de quem mora nesta região”, explicou o prefeito.

Foto: Assessoria

Falta de Conscientização

Valdeir Arguelo, de 46 anos, também vive na rua dos Pardais há cerca de dez anos. Ele relatou que a vida da família mudou para melhor com a chegada do muro e que o único problema continua sendo a falta de conscientização das pessoas.

“Geralmente acontece à noite, quando estamos dormindo. São carros e principalmente caminhonetes que chegam e jogam o lixo. Sabemos que não são moradores daqui, porque ninguém quer ter lixo na porta de casa.  Na frente da minha residência pararam de jogar depois do muro, mas ainda continuam jogando na lateral, onde não tem casas de frente. Sempre fazem isso no escuro, fica difícil até de ver a placa pra denunciar. Sabemos que o poder público está fazendo sua parte, mas ninguém vence enquanto faltar essa conscientização”, desabafou Valdeir.

Foto: Assessoria

Transbordo do Lixo

Desde outubro do ano passado o lixo orgânico e rejeitos gerados no município de São Gabriel do Oeste passam a ter um novo destino; o aterro sanitário da capital Campo Grande. Através de um convênio firmado com a Solurb, a cidade passou a realizar o transbordo dos resíduos sólidos diariamente. São mais de 22 toneladas recolhidas e encaminhadas para o aterro.

O transbordo é mais um passo da Administração Municipal que busca dar fim a um problema crônico enfrentado por diversos municípios do país – o dos lixões a céu aberto. Com o transporte, o lixo domiciliar gerado pelas residências da cidade ganhou um destino ambientalmente correto, diminuindo o impacto ambiental e os transtornos ocasionados pelo lixo, principalmente na comunidade dos bairros Jardim Gramado e Fênix.

Assessoria de Comunicação PMSGO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias semelhantes