COOASGO: Palestra orienta colaboradoras sobre a importância da prevenção ao Câncer de Mama

Alusiva a campanha Outubro Rosa, palestra foi realizada em parceria com a secretaria municipal de Saúde.

A COOASGO promoveu na última semana uma palestra voltada as colaboradoras, alusiva a campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo, alertar sobre a importância da prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Realizada em parceria com a prefeitura Municipal, através da secretaria de Saúde, a palestra foi ministrada pela médica Kalynka Silvia Higino, Mestre em Clínica Médica, que esteve acompanhada pela enfermeira Clara Maria Silva Sá Barros.

Com o tema “Câncer de Mama”, a palestra abordou assuntos sobre: o que é; sinais e sintomas; prevenção, diagnósticos; tratamento e autoexames das mamas, sendo distribuídos kits com materiais informativos as participantes, que também puderam contar com a realização de testes rápidos de HIV, Hepatite B, Hepatite C e Sífilis, disponibilizados pela secretaria.

Importância do diagnóstico precoce

O diagnóstico precoce, obtido por meio de exames de rotina como o autoexame mensal e a mamografia – recomendada a cada dois anos para mulheres a partir dos 40 anos, que não tenham histórico familiar da doença, ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz do câncer de mama, podendo detectar o tumor no estágio inicial, com possibilidades mais assertivas de cura da doença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias semelhantes