Nesta quinta-feira, Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado indica que previsões de crescimento forte do coronavírus podem se confirmar na próxima semana em Mato Grosso do Sul. Em apenas 1 dia, 23 novos casos da doença foram registrados, aumento de 8%. No total, já são 311 testes positivos no Estado desde o dia 14 de março.
São 6 em Campo Grande, 4 em Brasilândia, 4 em Guia Lopes, 1 em Sidrolândia, 1 em Coxim, 1 em Nova Andradina e 2 em Jardim. A maioria ocorreu por conta de “festinhas” ou encontros familiares, diz o secretário de Saúde Geraldo Resende
Ele cita exemplo de infecções no distrito de Nova América, em Caarapó. “Teve reunião com duas pessoas que vieram de São Paulo, com mais de 30 pessoas. Agora todos estão em isolamento. Vamos ter de fazer triagem e realizar exames. Isso contraria o que falamos a muito tempo”.
Como as duas pessoas infectadas moram em São Paulo, os casos entram no registros de lá.
O secretário lembra, inclusive das aglomerações com impacto para a economia. “Em Guia Lopes da Laguna, frigorifico terá de dar férias coletivas para 400 funcionários, porque 4 pessoas estão infectadas”, diz.
O frigorífico Brasil Global decidiu fechar por 15 dias para conter o novo coronavírus e fala de número maior de infectados, informou na manhã de hoje a reportagem que são 5 funcionários da empresa foram infectados depois que dois deles, do setor de embarque, tiveram contato com caminhoneiro de Campo Grande.
É o que explica o responsável pelo setor jurídico da empresa, Eduardo Cassiano de Lima Mânica. A empresa tem 311 funcionários e afirma que o isolamento é para proteger a saúde e evitar “contágio em massa” na empresa. Ele diz que todos vão receber normalmente pelos dias em que estiverem em casa isolados.
A preocupação é ainda maios nesta semana de comemoração de Dia das Mães. “O permanecer em casa e com máscara, é isso que precisamos”, alertou a secretária-adjunta de saúde, Christinne Maymone.
CGNEWS