A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nesta quinta-feira (16), a aplicação da vacina da Pfizer contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos de idade. Com a aprovação, a Secretaria de Saúde de São Gabriel do Oeste pronunciou o apoio à decisão da Agência e comunicou aos são-gabrielenses que ainda não há previsão de quando a imunização deste público irá começar tendo em vista que o Brasil ainda não possui as doses ajustadas desta vacina (frasco de cor laranja).
De acordo com a secretária de Saúde, Francine Gnoatto Basso, as doses da vacina da Pfizer que serão aplicadas nas crianças são diferentes das aplicadas nos adolescentes de 12 anos ou mais e o país ainda não tem essa versão, sendo necessário aguardar a aquisição das mesmas pelo Ministério da Saúde. “As vacinas são enviadas pelo Ministério ao nosso Estado, que encaminha as remessas para todos os municípios. Afirmamos aqui a nossa disponibilidade de pessoal para dar início a aplicação o mais rápido possível, para isso aguardamos o recebimento das novas vacinas”, informou.
A mesma autorização de uso já foi concedida pelo FDA e pela EMA (agências regulatórias de saúde dos Estados Unidos e União Europeia), além de países como Costa Rica, Colômbia, República Dominicana, Equador, El Salvador, Honduras, Panamá, Peru e Uruguai.
A Agência reforça que a aprovação dada nesta quinta permite que a vacina já seja usada para a faixa de 5 a 11 anos assim que as doses chegarem ao país. “A chegada do imunizante aos postos depende do calendário e da logística do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (PNI/MS), que coordena a distribuição das vacinas por meio de programas públicos no Brasil”. Segundo a Pfizer, a vacina é segura e tem 90,7% de eficácia na prevenção ao Covid-19.
Thaís Marocco, coordenadora de vacinação do município, informou o recebimento de uma nota da CONASS (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) que também manifesta apoio à decisão técnica da Anvisa e ressalta que o Conselho ainda aguarda o processo de avaliação da Coronavac para o público de 3 a 17 anos. Ainda na nota, Carlos Lula, presidente do CONASS, destaca a importância da vacinação das crianças e a completa imunização da população brasileira. “Esperamos que, em breve, possamos iniciar a vacinação deste público-alvo”, finalizou Thaís.
Com informações do G1.