Covid-19: Entenda falta da segunda dose da vacina Astrazeneca e o atraso para os agendados de setembro

A Secretaria de Saúde segue com atraso na aplicação da segunda dose da vacina Astrazeneca em São Gabriel do Oeste; a imunização com a vacina está suspensa desde o início de setembro, quando esgotou o estoque do imunizante. Esta paralisação se deve ao atraso do envio de Astrazeneca pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul que aguarda também uma nova remessa do Ministério da Saúde.

De acordo com informações da pasta, a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), responsável pela produção do imunizante anunciou no início deste mês que vai ficar duas semanas sem entregar doses de AstraZeneca para o Ministério da Saúde, gerando um atraso na aplicação da segunda dose do imunizante para alguns estados. A produção estava suspensa devido a um atraso na entrega do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), que é o componente usado para fabricar a vacina. O composto é importado da China.

A produção da vacina leva pelo menos três semanas. Mesmo assim, a Fiocruz garante que vai entregar ainda nesse mês 15 milhões de doses. Mas as próximas entregas só estão programadas para a semana do dia 13 a 17 de setembro.

Com a demora na entrega, a Saúde de São Gabriel do Oeste pede a compreensão da população e informa que assim que receber um novo lote estará trabalhando com a maior agilidade e presteza possível para completar o esquema vacinal da população são-gabrielense.

Informações: RJ1 (Flávia Januzzi)

Notícias semelhantes