Covid-19: Parceria entre Semagro, Senai e Energisa garante reparo para respirador de São Gabriel do Oeste

Foto: Divulgação Assessoria

O gerente do Senai Empresa, Thales Saad, destacou que ao todo foram recebidos 70 respiradores de todo o Estado, desses, 52 já tiveram os reparos concluídos

Para enfrentar a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), hospitais dos municípios de Campo Grande, Dourados, Mundo Novo, São Gabriel do Oeste, Camapuã, Jardim, Água Clara, Figueirão, Miranda, Aquidauana, Três Lagoas e Corumbá já estão com mais respiradores mecânicos. Isso porque os 12 municípios receberam 41 equipamentos consertados pelas equipes do Senai por meio da parceria entre Fiems, Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e Energisa.

De acordo com a presidente da Funsaúde, Dulcinéia Aparecida Munhoz Val, dois respiradores foram restaurados no último mês: um aparelho respirador mecânico antigo que estava em desuso, restaurado pela parceria; e o outro utilizado para transporte de paciente, reparado pela Fundação – os dois receberam manutenção preventiva e corretiva. “O reparo desses aparelhos foi de grande importância para o município pois podem ser utilizados em casos de urgência em que o paciente precise de intubação imediata e ventilação mecânica até a remoção e transporte para vaga em Campo Grande, por exemplo”, informou Dulcinéia.

Sobre os reparos, o diretor-regional do Senai, Rodolpho Caesar Mangialardo, disse que a instituição tem trabalhado no intuito de ajudar a salvar vidas. “Cada respirador que conseguimos reparar é pelo menos mais uma vida que ajudamos a salvar no Estado. Fizemos algumas adaptações para conseguirmos reparar esses equipamentos, coisa que nunca havíamos feito antes, e nossa equipe conseguiu executar o trabalho com a qualidade de sempre. Nosso objetivo aqui é ajudar a sociedade”, afirma.

O gerente do Senai Empresa, Thales Saad, destacou que ao todo foram recebidos 70 respiradores de todo o Estado, desses, 52 já tiveram os reparos concluídos, 41 já foram entregues e 11 aguardam a calibração para serem devolvidos aos hospitais. Titular da Semagro, o secretário Jaime Verruck destacou o papel do Senai e sua capacidade técnica dentro da parceria com o setor privado a fim de atender as necessidades da saúde no momento de pandemia.

“É uma instituição voltada para qualificação profissional e está mostrando aqui que sua expertise está sendo utilizada em prol da sociedade. É importante destacar que o que está sendo feito leva em consideração todo o rigor técnico necessário, então os respiradores saem com toda certificação e prontos para serem utilizados. Mais uma parceria do Governo com o setor privado que resultou em sucesso para todos”, comentou.

Com informações do Semagro e Senai.

Assessoria de Comunicação PMSGO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias semelhantes