As restrições ganharam algumas modificações, a principal delas foi a liberação dos serviços de delivery de alimentação
O Comitê de Contingência ao novo coronavírus se reuniu novamente nesta quarta-feira (22), para deliberar sobre novas medidas preventivas a serem adotadas na cidade. Durante a reunião, os membros analisaram a possibilidade de ampliação ou não do período de lockdown, tendo em vista os números de ocupação de leitos hospitalares em São Gabriel do Oeste e na capital (94%), responsável por atender a macrorregião.
Devido ao número crescente da casos confirmados de coronavírus e a alta demanda de internações, o Comitê decidiu pela prorrogação do período de isolamento no próximo final de semana. As restrições ganharam algumas modificações, a principal delas foi a liberação dos serviços de delivery de alimentação, mediante cadastro na ACISGA, que poderão estar em funcionamento até a meia-noite no sábado e no domingo. Permanecerão fechados após às 13h deste sábado todos os estabelecimentos comerciais considerados não essenciais e também os supermercados.
O toque de recolher estendido será das 13h de sábado às 5h da manhã de segunda-feira (dias 25 e 26) e prevê também a proibição da circulação de pedestres, ciclistas e veículos nas ruas e avenidas da cidade. Poderão funcionar no período estabelecido os setores de saúde, farmácias, o Hospital Municipal, serviços de segurança, serviços funerários, clínicas veterinárias em atendimento emergencial, postos de combustíveis, hotéis, serviços de radiodifusão e comunicação, entre outros que serão definidos em edital a ser publicado durante a semana.
O prefeito Jeferson Tomazoni explicou que as medidas seguem praticamente o que foi estabelecido no decreto anterior, apenas com alterações no sistema de delivery para atender o setor de alimentação, principalmente pensando nos caminhoneiros em trânsito e hóspedes da rede hoteleira da cidade. Ainda que as entregas estejam liberadas, o prefeito informou que a venda de bebidas alcóolicas estará proibida no período de isolamento. “Todas as decisões visam restringir ao máximo o contato entre as pessoas, reduzindo a velocidade da propagação do vírus no município”, comentou Jeferson.
De acordo com a secretária de Saúde, Michele Pauperio, os números de atendimentos realizados no COE continuam preocupantes, sendo que nos dois últimos dias passaram de 200 pessoas. “Sabemos que esta medida de contenção terá reflexo apenas nos próximos 15 dias e que com mais um final de semana de isolamento social os números deverão cair ainda mais, colaborando com a Saúde da cidade, que está com a capacidade de atendimento comprometida”, disse a secretária. Hoje São Gabriel do Oeste conta com vários profissionais do Hospital Municipal afastados do serviço por suspeita de Covid-19.
“Precisamos nos unir na luta contra o coronavírus. A adesão ao isolamento é muito importante para que os casos comecem a reduzir”, comentou Michele ao apontar que no último final de semana, a cidade apresentou o melhor índice de isolamento de Mato Grosso do Sul. A secretária ainda falou sobre a aquisição dos respiradores, que foram entregues da manhã de ontem ao Hospital Municipal e explicou que os leitos de terapia intensiva deverão estar em funcionamento nos próximos dez dias, após treinamento da equipe técnica.
Números
São Gabriel do Oeste já registra mais de 390 casos da doença. No último final de semana durante a fiscalização a cidade atingiu 74,3% de isolamento social; no total foram realizadas 70 abordagens a veículos, 7 autos de infração e 4 denúncias de comércios trabalhando irregularmente; além de várias vistorias de aglomerações em residências.
Assessoria de Comunicação PMSGO