Covid-19: São Gabriel do Oeste irá vacinar com Pfizer a população que está com 2ª dose de Astrazeneca em atraso

São Gabriel do Oeste começa, nesta quinta-feira (16), a vacinar a parcela da população que está com a segunda dose de Astrazeneca em atraso com a vacina da Pfizer. De acordo com a coordenadora de imunização, Thaís Marocco, o processo foi autorizado pela Secretaria de Estado de Saúde; assim, todos que aguardam para completar o esquema vacinal poderão ser imunizados.

A medida foi tomada de forma emergencial devido ao atraso no envio das doses de Astrazeneca pela Fiocruz ao Ministério da Saúde. A intercambialidade das vacinas da Pfizer e da Astrazeneca foi chancelada pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul embasada na decisão de estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS) e orientações do próprio Ministério da Saúde.

São Gabriel do Oeste recebeu 500 doses de Pfizer para dar início ao processo, mas o número de agendados que se encontram com a vacina em atraso passa de mil pessoas. Aos que não conseguirem receber a segunda dose nesta quinta-feira, deverão aguardar a chegada de uma nova remessa. A ação acontecerá no CCTA (atrás da Caixa Econômica Federal) a partir das 13h e seguirá enquanto durar o estoque de vacinas.

Além da aplicação de segunda dose, durante a tarde também haverá a aplicação de primeira dose para adolescentes de 12 a 17 anos de idade, ao todo são 132 doses.

Notícias semelhantes