Quatro províncias de Cuba sofreram um apagão parcial nesta quarta-feira (4), que afetou cerca de 3,4 milhões de moradores. O sistema elétrico nacional apresentou problemas no leste da ilha, nas cidades de Holguín, Granma, Santiago de Cuba e Guantánamo, conforme a empresa estatal Unión Eléctrica.
Segundo a empresa, a interrupção ocorreu devido a uma linha de alta tensão de 220 quilovolts (kV) na província de Holguín, que desligou de forma repentina, sem motivos claros até o momento.
Por conta do imprevisto, a central termoelétrica de Felton, a maior geradora de energia do Leste de Cuba, bem como outra central e uma subestação na mesma província, foram fechadas, segundo explicou a Union Eléctrica.
Este foi o segundo apagão parcial do sistema elétrico nacional cubano em pouco mais de quatro meses. Além disso, o fato ocorreu no momento em que há uma crise energética no país, agravada pelo embargo petrolífero imposto pelo governo dos Estados Unidos, que ameaça agravar a situação que já está crítica.
No entanto, o apagão de quarta-feira parece estar mais relacionado com problemas crônicos da infraestrutura elétrica de Cuba, assim como outra interrupção parcial, em outubro, também causada por uma sobrecarga de energia.
Fonte: Jornal Midiamax


















