Dama do Rasqueado, cantora Delinha morre aos 85 anos em Campo Grande

Foto: Delinha morreu aos 85 anos - Foto: Arquivo

A cantora sul-mato-grossense Delinha, de 85 anos, morreu na madrugada desta quinta-feira (16), conforme informou seu filho, João Paulo Pompeu, em comunicado feito nas redes sociais.

“Quero comunicar o falecimento da minha mãe, que está com Deus e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro”, declarou.

Conhecida como Delinha, Delanira Pereira Gonçalves estava recebendo tratamento em casa desde maio deste ano.

Ela recebera alta no dia 25 daquele mês após ficar internada durante 12 dias no Hospital Proncor, devido a crises respiratórias.

Ainda segundo João Paulo, a cantora vinha passando por momentos delicados na saúde desde que sofreu uma queda em outubro de 2021, após um show.

Natural de Maracaju, a cantora se mudou para Campo Grande aos 8 anos de idade. Desde então sempre esteve bastante ligada à música e, por iniciativa da mãe, foi colocada no coral da Igreja Perpétuo Socorro.

Lá conheceu seu primeiro marido e companheiro artístico, Délio, com quem dividiu os palcos por mais de 50 anos. Nesse período se tornaram os musicistas com a carreira mais bem sucedida de Mato Grosso do Sul. Juntos lançaram 32 títulos entre LP’s, CD’s, DVD’s e compactos.

Durante os 50 anos de dupla, as brigas eram frequentes, segundo declaração de Délio em uma entrevista de 1997. “Às vezes a gente brigava muito, mas na parte musical sempre dávamos muito bem”, prossegue a parceria musical.

“No período em que estivemos separados artisticamente, todos perguntavam sobre a dupla. Acho que fazíamos falta; tanto, que quando voltamos, o carinho foi intenso por parte do público com a gente”, destacou Délio em 2007.

Na época da entrevista, Délio calculava que a dupla havia lançado 14 discos em 78 rotações, 4 compactos e 5 CDs. Com o fim do casamento, a dupla se separou na década de 1970, ficando distante artisticamente. O retorno aconteceu nos anos 80.

“Voltamos para gravar ‘O sol e a lua’ e foi um grande momento da nossa carreira”, apontou ontem Delinha.

Conhecida como a Dama do Rasqueado, Delinha era considerada uma divindade artística em MS. A artista foi homenageada recentemente pela Secretaria de Turismo e Cultura (Sectur) de Campo Grande no arrail de Santo Antonio deste ano.

Em postagem no instagram, na manhã de hoje, o órgão lamentou a morte da rainha.  Delinha estava em carreira solo desde o falecimento de seu parceiro Délio, em 2010.

Fonte: Correio do Estado

Notícias semelhantes

Ex-combatente na 2ª Guerra morre aos 100 anos em MS

Januário Antunes Maciel, de 100 anos, ex-combatente da FEB (Força Expedicionária Brasileira) na Segunda Guerra Mundial, morreu nesta segunda-feira (02), em Dourados, cidade a 229 quilômetros de Campo