Alexandre Magno assumiu cargo nesta segunda-feira e comandará o Ministério Público Estadual até 2022
O novo procurador-geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, tomou posse para o biênio 2020-2022 na tarde desta segunda-feira (4) em solenidade fechada, seguindo as recomendações das autoridades em saúde devido ao novo coronavírus.
Alexandre Magno recebeu 88% na eleição da formação da lista tríplice, com 191 votos, no dia 3 de abril e nomeado pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) cinco dias depois. É a primeira vez na história do Ministério Público que um promotor de Justiça, eleito pela carreira, assume o mais alto cargo na instituição.
No discurso de posse, o novo procurador-geral destacou nomes que já ocuparam o cargo e se disse preparado para novos desafios. “É grande o desafio do futuro, que bate a porta com seus riscos, mas também com suas possibilidades”, disse.
Durante o discurso, afirmou que era um compromisso tomar posse no prédio do próprio Ministério Público e não do Tribunal de Justiça, como em outros anos. “É simbólico”. Também classificou como “árdua missão” substituir o procurador-geral Paulo Cezar dos Passos Passos.
Alexandre pediu unidade junto a sociedade. “O Ministério Público deve compreender a aproximação com a sociedade, Estado e sociedade devem estar unidos. Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”, disse.
O novo procurador-geral encerrou o discursos citando Alexandre, O Grande. “No fim, quando tudo acaba, só suas ações importam. Mostremos ao povo sul-mato-grossense a nossa melhor versão, juntos somos mais fortes”, concluiu.
Alexandre Magno assume o cargo no lugar do procurador Paulo Passos, nomeado em 2016. Em seu discurso, o procurador se despediu do cargo agradecendo “a confiança que em mim depositaram, tenha sido retribuída” durante dois mandatos. Paulo Passos se emocionou durante a despedida. “Palavras são insuficientes”.
O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) acompanhou a sessão presencialmente e em sua fala destacou os 191 votos destinados ao novo procurador-geral. “Assim ascende um promotor extremamente preparado e qualificado para a tarefa.
Também desejou ao novo procurador-geral que tenha uma “gestão transformadora nessa nova realidade que se anuncia”.
O procurador-geral da República e presidente do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público), Antônio Augusto Brandão de Aras, também participou da cerimônia, de forma virtual.
Formação – Alexandre Magno Benites de Lacerda graduou em Direito em 2000. É Especialista em Direito Penal e Processo Penal e mestre em Processo Penal e Garantismo pela Universidade de Girona, na Espanha, em 2018.
Assumiu o cargo de Promotor de Justiça Substituto do Ministério Público em maio de 2004 e no mesmo ano foi promovido a Promotor de Justiça titular da comarca de São Gabriel do Oeste, onde atuou até 2013. Desde então, foi o titular da 37ª Promotoria de Justiça de Campo Grande.
Também foi Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público por dois mandatos, 2011-2013 e 2013-2015, e ocupou o cargo de Secretário-Geral da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, nos anos de 2014 a 2016. Foi ainda secretário-executivo do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União, em 2019 e 2020.
Ocupou o cargo de Chefe de Gabinete do Procurador-Geral de Justiça de fevereiro de 2015 a janeiro de 2020, durante a gestão dos Procuradores-Gerais de Justiça Humberto de Matos Brittes e Paulo Cezar dos Passos.
Fonte: CGNews