Detran de MS adota a partir do dia 3 de fevereiro placas do Mercosul

Na última semana de janeiro, entre os dias 27 e 31, o serviço de emplacamento em todo o estado, tanto nas agências quanto nas empresas ficará indisponível, para a implantação do sistema das novas placas.

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) adere a partir do dia 3 de fevereiro ao novo modelo de placa de identificação de veículos, a chamada placa do Mercosul, que foi instituída em junho de 2019 por resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

O anuncio foi feito nesta segunda-feira (20), pelo diretor-presidente do órgão, Luiz Carlos da Rocha Lima e pelo representante da Comissão de Emplacamento, Ari Centurião.

Na última semana de janeiro, entre os dias 27 e 31, o serviço de emplacamento em todo o estado, tanto nas agências quanto nas empresas ficará indisponível, para a implantação do sistema das novas placas.

Quem precisará trocar

Veículos novos:

  • Primeiro emplacamento.

Veículos em circulação:

  • Troca de município e/ou estado;
  • Se as placas forem furtadas;
  • Se as placas forem danificadas.
  • Se precisar de segunda placa traseira para engates, reboques ou carroceria intercambiável.
  • Se o proprietário optar pela troca.

Objetivo

Segundo a resolução publicada pelo governo Federal em junho do ano passado, o objetivo da adoção deste novo modelo é padronizar e facilitar a identificação de veículos nos países vizinhos e garantir mais segurança contra falsificação e fraudes.

A autenticidade das novas placas poderá ser conferida pelos agentes de transito por meio de um sistema criado pela Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) de forma eficiente e ágil.

De acordo com o representante da Comissão de Placas do Detran-MS uma das mudanças é a garantia de qualidade do material utilizado oferecida pelo próprio fabricante de cinco anos. “As placas anteriores tinham apenas seis meses de garantia e caso houvesse qualquer problema com pintura ou desgaste do material, fora do prazo, o proprietário teria de se responsabilizar e arcar com os custos de uma nova placa”, explica o servidor.

Ainda segundo ele, uma outra placa pode ser solicitada em qualquer Estado, caso haja extravio, o que não ocorria antes.

Valor

O Detran-MS não informou quanto custará a nova placa. Os representantes do órgão apontaram somente que o estado tem sete empresas credenciadas e disponíveis para o processo de estampagem das placas, o que deverá favorecer o livre comercio já que, cada empresa está aberta a negociar seus próprios valores diretamente com o proprietário.

No interior do estado, haverá um prazo de 72 horas para que a empresa responsável pela placa e escolhida pelo proprietário, faça a entrega da mesma.

Fonte: G1MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias semelhantes