Dia D de Prevenção e Combate ao Câncer mobiliza centenas de mulheres em São Gabriel do Oeste

A Prefeitura de São Gabriel do Oeste, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no sábado, dia 25, o Dia D de Prevenção e Combate ao Câncer, dentro das ações da campanha Outubro Rosa. A iniciativa teve como foco a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, além de promover atendimentos e orientações voltadas à saúde da mulher.

Durante todo o dia, as equipes das unidades de saúde estiveram mobilizadas, realizando 243 testes rápidos (com dois resultados positivos para sífilis), 86 exames clínicos das mamas, 236 preventivos, 79 consultas médicas e 121 atendimentos odontológicos.

A coordenadora de Imunização e Programas de Saúde, enfermeira Thaís Marocco, destacou o empenho das equipes e a participação da comunidade: “O Dia D é uma oportunidade para reforçar o cuidado com a saúde da mulher. Ficamos muito satisfeitos com a adesão da população e com o trabalho das equipes, que não mediram esforços para garantir atendimento de qualidade a todas que procuraram os serviços.”

O secretário municipal de Saúde, Dr. José Edacyr Simm, ressaltou que o sucesso da ação reflete o compromisso da gestão com a atenção básica e a prevenção: “Essas campanhas são fundamentais para identificar precocemente doenças que, quando tratadas a tempo, têm grandes chances de cura. Nosso papel é facilitar o acesso e incentivar o cuidado contínuo com a saúde, especialmente das mulheres.”

O prefeito Leocir Montanha também destacou a importância da iniciativa: “A saúde preventiva é prioridade em nossa gestão. Investir em campanhas como o Outubro Rosa é investir na vida das pessoas, no bem-estar das famílias e na qualidade de vida da nossa população.”

A mobilização reforça o compromisso da Prefeitura com políticas públicas voltadas à prevenção e à promoção da saúde, alinhadas à valorização da vida e ao bem-estar da população.

Notícias semelhantes