Dia D: Secretaria de Saúde promove ação de combate às hepatites virais nesta quinta-feira (28)

A Secretaria Municipal de Saúde estará realizando nesta quinta-feira (28), o Dia D de combate às hepatites virais em São Gabriel do Oeste. A iniciativa busca reforçar as ações de prevenção e combate contra essas infecções, ofertando em todas as unidades de saúde da cidade, vacinas contra a hepatite B e testes rápidos para a detecção das hepatites B e C.

A pasta realiza ações de conscientização, bem como vacinação e testes durante o ano todo, mas aproveita o mês de Julho, mês oficial de luta contra as hepatites, para intensificar o trabalho e facilitar o acesso à população aos serviços dentro dos postos. Segundo Thaís Marocco, coordenadora das unidades, a ação é uma forma de alcançar um número maior de pessoas, possibilitando maior conhecimento sobre formas de prevenção e controle dessas doenças.

“As hepatites são infecções silenciosas e podem ser causadas pelos vírus A, B, C, D e E. A hepatite A é transmitida por via oral-fecal, ou seja, pelo contato de fezes com a boca. Ela se dá de uma pessoa doente para outra ou por alimentos ou água contaminados. Os tipos B, C e D são as formas mais graves, transmitidos por relação sexual desprotegida, transfusão sanguínea e pelo compartilhamento de seringas e outros objetos perfurocortantes”, informou Thaís.

“O teste rápido para hepatites B e C é disponibilizado em todas as unidades de saúde durante o ano; dura cerca de 15 a 20 minutos e é realizado com uma gota de sangue do paciente. Com o resultado positivo em mãos, o profissional de saúde pode dar continuidade ao atendimento”, disse. De acordo com a coordenadora a hepatite tem cura na maior parte das vezes, mas em alguns casos, quando o indivíduo não é devidamente tratado ou não respeita as orientações, a doença pode evoluir com complicações, podendo causar a morte.

“Se diagnosticadas precocemente, as hepatites podem ser controladas com tratamento. A doença também pode ser evitada com medidas de prevenção, incluindo as vacinas. Nesta quinta-feira, busque sua unidade de saúde levando a carteirinha de vacinação e saiba mais sobre essas doenças”, reforçou Thaís.

Notícias semelhantes