Vacinação antirrábica: Dia D de vacinação de cães e gatos será neste sábado (18) na cidade

Acontece neste sábado (18), o dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica em São Gabriel do Oeste. Realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, a ação de imunização de cães e gatos contra a raiva tem como meta vacinar mais de 90% desses animais.

A vacina contra a raiva deve ser aplicada anualmente para que os bichos permaneçam protegidos. Para vacinar é necessário que o animal tenha mais de 4 meses de idade e esteja saudável. Se o gato ou cachorro estiver febril ou com diarreia, o proprietário deverá evitar a vacinação; para cadelas e gatas prenhas, amamentando ou no cio, a vacina será aplicada normalmente. A Saúde ainda solicita que os donos dos cães levem seus animais portando guia e coleira, já os gatos, de preferência devem estar em caixas de transporte.

A Campanha teve início na zona rural da cidade no dia 25 de agosto e percorreu os assentamentos e o Distrito do Areado. No dia 18, a vacinação terá início às 8h e seguirá até às 17h em todos os postos de atendimento montados na cidade. Para receber a imunização é necessário a apresentação da carteirinha do animal, caso o dono não possua o documento, uma nova carteira será fornecida.

De acordo com a coordenadora da vacinação, a veterinária Raiane Oliveira, além da aplicação das vacinas nos postos de atendimento, haverá a disponibilização de doses para a população de fazendas que desejam aplicar a vacina em suas propriedades. Para transportar a dose é necessário um isopor com gelo.

 Confira mais algumas informações importantes:

  • Cães devem ser conduzidos por pessoas com idade e porte adequados para o manejo do animal;

  • Cães bravos, de qualquer espécie, devem utilizar focinheira apropriada;

  • Os gatos devem ser transportados de preferência em caixas apropriadas e em segurança;

  • Ofereça água e alimentação, normalmente, após a vacinação.

Locais de vacinação

Unidades de Saúde I (Jardim Gramado); II (Milani); IV (Conjunto Fênix); V (Correios); VI (Redondo); VIII (Jardim Gramado); IX (São Cristóvão); X (Primo Maffissoni) e Escola Ênio Carlos Bortolini.

A raiva

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda que acomete mamíferos, inclusive o homem, e se caracteriza como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. O vírus é transmitido do animal para o homem principalmente através de mordida. Cães e gatos são os principais veículos de transmissão.

Em caso de suspeita da doença, é importante deixar o animal em observação durante dez dias, em local seguro, para que ele não fuja nem ataque pessoas ou outros animais. Água e comida devem ser administradas normalmente.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Saúde 3295-2456.

Notícias semelhantes