Dia do Soldado: 25 de agosto é dia de parabenizar homens e mulheres que dedicam amor à Pátria

Foto: Arquivo

A data foi criada em homenagem ao nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, nascido em 1803

No dia 25 de agosto é celebrado o ‘Dia do Soldado’, dedicado a celebrar todos os homens e mulheres que dedicam amor incondicional a Pátria. A data é comemora no Brasil e faz referência ao dia do nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, nascido em 1803. Ele foi um renomado oficial, considerado patrono do Exército Brasileiro e, em homenagem ao seu nascimento, foi criado então o ‘Dia do Soldado’.

Soldados são militares sem graduação que podem atuar no Exército, Aeronáutica, Marinha ou nas Polícias Militares dos Estados brasileiros. Mas, ser um soldado é ter garra e determinação em momentos que parecem o fim. É carregar uma vontade inabalável de cumprimento do dever, ter fé na missão e não desistir diante as circunstâncias que são impostas. É abrir mão de estar perto da família e, se colocar frente aos riscos que uma operação pode causar.

Ser Soldado

De acordo com a hierarquia da carreira militar, soldado é o posto inicial, sendo seguido de cabo, sargento, subtenente, tenente, capitão, major, tenente-coronel, e por fim, coronel. Para se tornar um soldado é necessário ter disciplinada, coragem e muita dedicação. Uma das características mais importantes dessas figuras é a honra que carregam por defenderem a Pátria e a Segurança Nacional.

Em território brasileiro, o serviço militar é obrigatório desde 1908. Todo homem com 18 anos de idade deve se alistar no Exército Brasileiro, na Marinha ou Aeronáutica, que pertencem ao Ministério de Defesa do Brasil. Embora não seja obrigatório para as mulheres, elas também podem seguir carreira militar.

Maria Quitéria de Jesus (1792-1853) foi a primeira militar mulher que lutou bravamente na Guerra de Independência do país. Em 1996 ela foi reconhecida como “Patronesse do Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro”.

Parabéns a todos os soldados do Brasil, que independentemente da instituição, da cor da farda, não abaixam a cabeça e nem abandonam a missão. Nós precisamos de vocês, homens e mulheres, que lutam diariamente com dignidade para construção de um Brasil forte e melhor para todos.

Veja Aqui MS

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias semelhantes