O diretor francês Jean-Thomas Renaud, 55 anos, está em estado grave na Santa Casa de Campo Grande, após se envolver em um acidente de trânsito no sábado (22), na BR-262, entre Aquidauana e Miranda, a 140 km de Campo Grande.
Segundo o hospital, Jean segue internato na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em estado grave. Ele está estável, consciente, orientado, respirando com cateter nasal.
O diretor está utilizando um colar cervical devido à fratura vertebral e segue em acompanhamento pela neurologia.
Jean estava em uma Doblò, com outras três pessoas. O veículo, que era locado, saiu da pista após tentar desviar de outro carro que invadiu a contramão. Ao fazer o desvio, o condutor perdeu o controle da direção, saiu da pista e tombou às margens da rodovia.
Duas pessoas foram socorridas ao hospital de Miranda e as outras duas ao hospital de Aquidauana, porém devido à gravidade o diretor teve de ser transferido para Campo Grande.
Jean é diretor de fotografia, cinegrafista e diretor de iluminação. Ele ainda faz escrita, preparação, filmagem ou pós-produção, conforme seu perfil no LinkedIn.
Estudou cinema e televisão na ESRA em Paris, serviu no Departamento de Cinema do Exército Francês por um ano e começou a trabalhar como puxador de foco em longas-metragens. Depois participou em várias séries documentais juntamente com reality shows para televisões francesas e estrangeiras.
Hoje seu trabalho se divide entre documentários e trabalhos corporativos para empresas francesas, estrangeiras e ONGs. Escreve os próprios projetos (como a série de documentários Grand Central Stations para Voyage – grupo Fox).