Doação de Sangue e Medula: Campanha em São Gabriel do Oeste será no próximo dia 11

Foto: Divulgação Assessoria de Comunicação

A Campanha será realizada pela Secretaria de Saúde da cidade, em parceria com o Hemosul e conta com o apoio do Lions Clube

O município de São Gabriel do Oeste recebe no próximo dia 11 de dezembro a Campanha de Doação de Sangue e Medula Óssea de 2020. A edição, que desta vez acontecerá em uma única etapa devido a pandemia do coronavírus, busca atender aos estoques do banco de sangue estadual, que com o isolamento social e o período de quarentena teve uma queda drástica em todo o país.

A coleta será feita na sexta-feira das 7h às 17h na unidade de saúde ao lado dos Correios (Avenida Getúlio Vargas). Para doar, é necessário levar um documento com foto (RG, CNH ou Carteira de Trabalho), estar atento aos critérios de doação e seguir as medidas preventivas estabelecidas em decreto, como uso de máscara e o distanciamento social.  No cadastro de medula óssea, será coletada do doador uma pequena amostra de sangue (10 ml), para a realização dos testes de compatibilidade (HLA).

A Campanha será realizada pela Secretaria de Saúde da cidade, em parceria com o Hemosul e conta com o apoio do Lions Clube. Em visita ao município, as coordenadoras da ação, reforçaram o convite à população, principalmente para aqueles que possuem o tipo sanguíneo O negativo (O-) e O positivo (O+).

A Secretaria também informa que durante a Campanha, a unidade de saúde estará atendendo apenas os doadores, sendo que, os demais atendimentos serão reagendados. Caso o cidadão precise de atendimento médico na data, deverá se dirigir ao Hospital Municipal José Valdir Antunes de Oliveira.

Critérios para doar

Podem doar sangue pessoas entre 16 (com autorização de um responsável) e 69 anos, com mais de 55 quilos e com boa saúde. No dia, é preciso estar bem alimentado e não ter ingerido bebida alcoólica. Não podem doar sangue pessoas que possuem alguma doença inflamatória crônica, que tiveram hepatites B ou C ou doença de chagas, homens e mulheres com múltiplos parceiros sexuais, portadores do vírus HIV, sífilis ou qualquer doença sexualmente transmissível, além de grávidas e lactantes. Quem realizou cirurgia, exame invasivo ou fez tatuagem recentemente deve aguardar seis meses para realizar a doação.

Assessoria de Comunicação PMSGO

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias semelhantes