O feriadão de outubro será perfeito para uma boa viajada. Por falta de um, serão dois feriados emendados. O feriado estadual que celebra a criação de Mato Grosso do Sul, dia 11, terça-feira, e o feriado de Nossa Senhora Aparecida, nacional da padroeira do Brasil, no dia 12, quarta-feira. Ou seja: considerando que as duas datas serão precedidas por um final de semana, os viajantes sul-mato-grossenses terão cinco dias de folga para aproveitar e viajar.
Se pretende dar uma viajada para destinos fora de Mato Grosso do Sul, só ainda não sabe para onde, vale lembrar que os preços das passagens aéreas ficam cada dia mais altos. Uma boa dica é se planejar para viajar de carro, considerando a queda nos preços dos combustíveis.
Listamos algumas dicas do tipo diferentonas em Bonito, a 297 km de Campo Grande, para você curtir a natureza natureza. Entre tantas opções de atrativos, também há passeios que nem sempre são lembrados, a visita ao centro de educação ambiental Bio Park, um abrigo que cuida de animais silvestres sem condições de retornar à natureza, onde é possível ver tamanduás, onças, lobos-guará, macacos, aves, dentre outros.
É possível conhecer a fauna da região, seus hábitos e particularidades, onde o objetivo é o bem-estar animal, saúde e conservação das espécies, e o turista pode ser informar sobre temas como tráfico e manutenção ilegal de animais silvestres, atropelamento de animais nas estradas, reflorestamento, sustentabilidade e a importância do respeito à natureza.
Projeto Jiboia
É outra experiência única com foco na preservação ambiental. Sua proposta é desmistificar as serpentes não peçonhentas e mostrar seu comportamento. Depois conhecer sobre essa espécie de cobra nas apresentações dos guias vem o ponto alto do passeio: as selfies dos visitantes com jiboias e, os mais corajosos, chegam a colocá-las nos ombros para fazer as fotos. O Projeto Jiboia apresenta grande conteúdo de informação sobre esses animais.
Passeio de bike
Se você curte bike, então a sugestão é a Trilha Boiadeira, que tem roteiros pelos quais é possível observar a natureza e até mesmo usufruir de um balneário exclusivo. Além de ser uma alternativa sustentável de mobilidade, o turismo de bike é basicamente ao ar livre e proporciona conhecer lugares com muito mais autonomia, porque você pode fazer o seu próprio ritmo e parar onde e quando quiser. Nem precisa ser um ciclista do dia a dia ou um atleta de Mountain Bike. O passeio custa R$ 90 e inclui bicicleta MTB Aro 29, capacete, seguro, instrutor e fotos.
Passeios de quadriciclo
Não basta ir a Bonito, tem que desvendar suas belezas naturais. Os passeios de quadriciclo da Trilha Boiadeira são bem sugestivos para você se sentir um aventureiro da natureza, por percorrer uma antiga estrada que dava acesso às fazendas da região para as famosas comitivas pantaneiras. É um trajeto que corta a mata e garante muita emoção e frio na barriga.
Lagoa Misteriosa
Um dos atrativos turísticos mais procurados de Mato Grosso do Sul, a Lagoa Misteriosa está localizada no município de Jardim, mas a distância em relação a Bonito é tão curta, apenas 52 km, que facilmente você pode incluir no seu roteiro de passeios diferentes.
O lugar é uma lagoa de 30 metros de largura e 60 de cumprimento e o mistério que lhe vau o nome está na sua profundidade desconhecida. Com águas cristalinas e visibilidade de mais de 40 metros, o atrativo oferece passeios de flutuação e mergulho. O passeio de mergulho com cilindro engloba três categorias.
Tem a categoria Batismo (profundidade máxima de 8 metros), indicada para os visitantes que não possuem curso de mergulho; Mergulho Autônomo Básico (18 metros) para quem possui certificação Open Water Scuba Diver; Mergulho Avançado (25 metros) para quem tem a certificação Advanced Open Water Scuba Diver, e Mergulho Técnico (60 metros) para mergulhadores com o curso Cave Diver e Normoxic Trimix Diver.
Fonte: Campo Grande News