O prefeito de Dourados (MS), Alan Guedes (PP), decretou situação de emergência no município por causa do temporal devastador que atingiu o município durante a noite dessa quarta-feira (30) e a madrugada desta quinta (31). Casas e comércios ficaram destelhados, árvores caíram sobre carros e vários bairros perderam a energia.
No decreto, o prefeito frisa que a medida foi tomada após eventos climáticos adversos, quedas de árvores e danos em infraestruturas públicas e privadas. Guedes também autorizou para que os órgãos competentes e a Energisa, concessionária de energia na cidade, realizem as retiradas de árvores.
Árvores foram arrancadas com a força do vento, casas destelhadas e bairros ficaram sem energia elétrica. Conforme Rodrigo Vitorino, coordenador da Defesa Civil de Dourados, ninguém ficou ferido.
Segundo o decreto assinado pelo prefeito, “fica declarada a existência de situação de anormalidade, provocada por desastre e caracterizada como Situação de Emergência, no Município de Dourados, provocada pelas fortes chuvas e ventos”.
“O decreto assinado vai permitir que a gente tenha mais agilidade no acesso aos fundos e utilização de recursos para promover dignidade para as famílias atingidas. Algumas famílias perderam tudo e a Defesa Civil apoiará cada uma delas através de ações fundadas neste decreto”, explica o prefeito.
Durante a noite, os eventos atingiram cerca 90 km/h. Conforme o levantamento feito pela Defesa Civil e Guarda Municipal do município, 22 imóveis foram destelhados, 11 árvores grandes caíram, algumas delas em cima de carros. Além disso, cerca de 40 ligações entre 19h e 3h foram atendidas durante a chuva.
Conforme o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima do Mato Grosso do Sul (Cemtec), a previsão é de mais chuva ao longo desta quinta-feira (31), com máxima que pode marcar até 29°C.
Fonte: G1 MS