A cidade de São Gabriel do Oeste tem se destacado por seus investimentos contínuos na área da educação, construindo novos espaços de lazer, realizando manutenções e revitalizações nas salas de aula, adquirindo materiais pedagógicos e tecnológicos, e fornecendo formação continuada para seus profissionais. Além disso, a prefeitura tem investido na implantação de salas de aula modulares, que combinam recursos educacionais inovadores com a garantia de novos espaços na rede pública de ensino.
Nesta segunda-feira, a secretária de Educação, Danielle Emiliani, o vice-prefeito Valdecir Malacarne, o presidente da Câmara, Fernando Rocha, e diversas autoridades municipais visitaram algumas dessas salas em fase de implantação. Danielle apresentou os novos espaços, que não apenas funcionarão como novas salas de aula, mas também como espaços maker, cozinhas e banheiros.
As salas modulares foram concebidas com um projeto estrutural completo, incluindo iluminação adequada, acústica otimizada, janelas, equipamentos de ar-condicionado e paredes e tetos revestidos com lousas para criar um ambiente lúdico e propício ao aprendizado. O acesso às salas é facilitado por passarelas com corrimãos de acessibilidade. Os módulos são suportados por estruturas de concreto que permitem o encaixe perfeito deles.
Além disso são uma solução prática para agregar novos ambientes às unidades escolares, com a vantagem da transitoriedade, permitindo que sejam movidas e instaladas em novos locais sempre que necessário, de forma rápida e com baixo custo.
A secretária ainda ressaltou que essas salas são muito favoráveis às crianças pequenas, por permitirem o uso de todas as paredes como quadros, trazendo muitas possibilidades para os professores trabalharem com mais proveito.
Inicialmente, as unidades educacionais contempladas com essas salas modulares e espaços maker são: Senador Filinto Muller, Nilma Glória Gerace Gazineu, Pingo de Gente, Armelindo Tonon e futuramente a Escola Ênio Carlos Bortolini, que passará por uma reestruturação para adaptação do espaço. O banheiro já está instalado e em funcionamento na escola Armelindo Tonon e a cozinha no antigo prédio da prefeitura, que atenderá ao projeto Além da Escola