A Educação vem avançando cada vez mais em São Gabriel do Oeste e os resultados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) mostram que o Ensino Municipal alcançou notas e posições de destaque no ranking estadual na avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
De acordo com relatório apresentado pela Secretaria de Educação, os estudantes dos quintos anos do Ensino Fundamental de São Gabriel do Oeste obtiveram nota média de 6.35 na avaliação do Saeb, alcançando assim a melhor nota de proficiência (competências e habilidades) em Língua Portuguesa (221,37) e a segunda maior nota em Matemática (228,66) no Estado de Mato Grosso do Sul referente ao ano de 2021.
A secretária da pasta, Danielle Emiliani, comentou sobre o resultado e agradeceu todo esforço e superação da Rede Municipal de Ensino de São Gabriel do Oeste. “No período da Pandemia da Covid-19, gestores, professores, famílias e estudantes enfrentaram bravamente os desafios estabelecidos. Fomos um dos pouquíssimos municípios brasileiros a não fechar as escolas; montamos uma verdadeira força tarefa por meio do Plano de Biossegurança para manter aulas presenciais e ao mesmo tempo oferecer aulas remotas para os que não podiam retornar”, comentou.
No município, o fluxo (taxa de aprovação) foi de 89% (197 reprovações, 16 abandonos, 1.836 aprovações) mantendo a média das edições anteriores.
“Pontuamos que, em 2021 ações como: recuperação no contraturno, por meio do SAP – Sala de Apoio Pedagógico, ampliação de aulas excedentes para professores que intensificaram a recuperação da aprendizagem e a admirável capacidade de se reinventar dos profissionais de educação, foram os pontos altos desse cenário de defasagem da aprendizagem”, enalteceu a secretária.
Danielle também falou sobre o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), correspondente a 50% da avaliação do Saeb e 50% do fluxo (taxa de aprovação). Proporção esta que elevou a nota de muitos municípios que adotaram a metodologia de entrega de atividades e aprovação maciça dos estudantes, desse modo atingindo a média de 100% de aprovação, elevando a nota mesmo com baixo desempenho na aprendizagem.
“Por isso, vamos comemorar o resultado do Saeb de 6.35, pois este é de fato o registro do nível do desenvolvimento da aprendizagem dos nossos estudantes na Rede Municipal de Ensino de São Gabriel do Oeste; que a nota de 5.7 no Ideb também nos impulsione a buscar muito mais alternativas de recomposição das aprendizagens”, encerrou.
Confira abaixo as notas das escolas do município nas avaliações:
• Nota do SAEB da E.M. Pingo de Gente 6.62. Fluxo 95% e nota do IDEB 6.3;
• Nota do SAEB da E.M. Nilma Glória Gerace Gazineu 6.39. Fluxo 86% e nota do IDEB 5.5;
• Nota do SAEB da E.M. Armelindo Tonon 5.78. Fluxo 87% e nota do IDEB 5.0;
• A E. M. Ênio Carlos Bortolini não obteve 80% de frequência dos estudantes no dia da avaliação, portanto fica sem nota.