Educação: São Gabriel do Oeste investe em espaços maker para incentivar a criatividade dos estudantes

Na tarde desta segunda-feira (27), a Secretaria de Educação de São Gabriel do Oeste, no estado do Mato Grosso do Sul, realizou a entrega simbólica de equipamentos, eletrônicos e jogos pedagógicos que farão parte do espaço maker, uma sala com inúmeras ferramentas educacionais para o desenvolvimento de práticas de estimulação da criatividade dos estudantes.

De acordo com a secretária de Educação, Danielle Emiliani, com os equipamentos comprados, o espaço está sendo implantado em cinco escolas inicialmente. As unidades educacionais contempladas são: Senador Filinto Muller, Nilma Glória Gerace Gazineu, Pingo de Gente, Armelindo Tonon e futuramente a Escola Ênio Carlos Bortolini, que passará por uma reestruturação para adaptação do espaço.

A metodologia utilizada visa garantir que os estudantes sejam protagonistas de sua trajetória escolar e façam atividades práticas relacionadas ao mundo contemporâneo. “Além de trazer a ludicidade para os pequenos, teremos espaços pensados para trabalhar a cultura maker, oferecendo em breve também o contato com novas ferramentas e tecnologias e, com isso, explorar novas maneiras de educar”, afirmou Danielle. Em breve, essas salas serão equipadas com materiais para aula de robótica.

Os Espaços Maker contemplam mobiliário específico e são instalados em ambientes que estimulam a criatividade e inovação. As salas já estão recebendo conjunto de mesas, prateleiras e armários, os investimentos entre os equipamentos e infraestrutura, neste primeiro momento somam mais de R$ 180 mil.

O prefeito Jeferson Tomazoni, que participou da entrega, afirmou que a inauguração dessas salas, que estão sendo implantadas por meio de módulos, é mais uma das iniciativas inovadoras que estão sendo realizadas nas escolas da rede municipal visando o oferecimento de uma educação de oportunidades e desenvolvimento integral das crianças e adolescentes, abrindo portas para reconhecer as potencialidades de cada um.

A Rede Municipal de Ensino de São Gabriel do Oeste busca garantir o acesso à tecnologia como um caminho para um presente e futuro, haja vista o crescimento tecnológico em todas as áreas de atuação humana. Os equipamentos irão compor o espaço maker, os quais têm ganhado abertura no cenário educacional por aproximar os estudantes de novas tecnologias, tornando o processo de ensino e aprendizagem mais significativo e estimulador, uma vez que a cultura maker trabalha a criatividade, a colaboratividade, a sustentabilidade e a escalabilidade.

Com essa iniciativa, São Gabriel do Oeste se destaca como um município que investe na formação integral de seus estudantes, oferecendo um ambiente propício para a exploração de novas ideias e tecnologias, além de estimular o empreendedorismo e a criatividade.

Notícias semelhantes