El Niño castiga e Mato Grosso do Sul fica em alerta com calorão de 41ºC

Apesar de chuvas isoladas trazerem um breve refresco, o calorão não dá trégua em Mato Grosso do Sul. A previsão para esta terça-feira (9) de altas temperaturas, com máxima de 41°C, principalmente na região sudoeste e pantaneira, deixa o Estado em alerta.

O prognóstico indica que o período será tipicamente de verão, com tempo firme, mas chances de chuvas pontuais, de intensidade fraca a tempestades acompanhadas com raios e rajadas de vento. Ao decorrer do dia estão previstas chuvas na região centro-norte e bolsão.

Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), Campo Grande tem previsão de mínima de 25°C e máxima de 34°C. A Grande Dourados pode marcar chuva, com sol e nebulosidade previstas, a mínima é de 25°C e máxima de 38°C.

Já em Porto Murtinho, na região de fronteira, a temperatura poderá chegar a 41°C, com mínima de 29°C. Corumbá vai variar entre 27°C e 37°C. Já na região norte, em Coxim fica entre 25°C e 36°C.

Na região do bolsão, Paranaíba e Três Lagoas terão mínimas de 24 a 26°C e máximas de 36 a 38°C, respectivamente,

As regiões ainda podem registrar rajadas de vento de 40 a 60 km/h, mas que podem ultrapassar o esperado.

Não é onda de calor, é o novo normal

Meteorologista do Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), Vinicius Sperling afirma que não há características técnicas que configurem uma onda de calor em Mato Grosso do Sul esta semana. Porém, a temperatura média em Campo Grande tem sido de 35°C enquanto a média para janeiro é de 32°C.

“Pode não ser uma onda de calor, mas esse calorão impacta a vida da população sim. As chuvas refrescam, mas nesta semana a previsão é mesmo de bastante calor e só deve refrescar um pouco lá por quinta-feira”, afirma o meteorologista.

O El Niño tem influenciado nas temperaturas, com centro de calor no Paraguai, parte da Argentina e sudoeste de Mato Grosso do Sul. É por isso que Porto Murtinho, na fronteira de MS, tem despontado como a cidade mais quente do país. Em 2023, o município registrou calor de 43,4°C.

As ondas de calor são caracterizadas por temperaturas até 5°C acima da média, com bloqueio atmosférico e por dias determinados, entre três e sete dias.

 

Fonte: Jornal Midiamax

Notícias semelhantes