Eleição suplementar: eleitores de Bandeirantes voltam às urnas para eleger novo prefeito

Os eleitores de Bandeirantes retornam às urnas neste domingo (6) para eleger o novo prefeito, após o prefeito eleito em 2024, Álvaro Urt (PSDB), ter se tornado inelegível pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O horário de votação será das 7h às 16h (horário de Mato Grosso do Sul).

As eleições suplementares de Bandeirantes possuem três chapas. Todos os candidatos a prefeito disputaram as eleições regulares em 2024 e, agora, retornam à disputa em busca da cadeira de chefe do Executivo.

Candidata a vice de Urt e ex-vereadora, Tatiane Maria Miyasato (MDB) agora disputa o cargo de prefeita ao lado da candidata a vice Elaine Montanha (PP). A coligação delas tem os partidos MDB, PP, PRD e PSB.

Além delas, a Coligação Juntos por Bandeirantes (PSD, PL, REPUBLICANOS, PDT e PODEMOS) tem Celso Abrantes (PSD) como candidato a prefeito e Marinho Serpa (PL) como candidato a vice. Abrantes ficou em segundo lugar na disputa à cadeira de chefe do Executivo, ao ter recebido 1.692 (31,17%) votos.

A Coligação Renova Bandeirantes (DC e Agir) definiu Flávio Paiva (DC) como candidato a prefeito e Rosângela Zanata (Agir) como candidata a vice-prefeita. A substituição por Zanata veio após o primeiro escolhido, Marcelo Severo (Agir), acabar inelegível por não prestar contas nas eleições em 2024.

Severo disputou as eleições para chefe do Executivo no ano passado e ficou em último lugar, ao ter recebido 31 votos, o que equivale a 0,57% dos votos.

bandeirantes
Candidatos à Prefeitura de Bandeirantes. (Divulgação, TSE)

Eleitorado de Bandeirantes

Conforme dados da 34ª Zona Eleitoral (34ª ZE), o município conta com 6.621 eleitores aptos a votar nas 23 seções eleitorais dos oito locais de votação.

A fim de evitar transtornos, a Justiça Eleitoral orienta aos eleitores de Bandeirantes a consultarem previamente seus locais de votação. Isso pode ser feito por meio do site do TRE-MS ou pelo aplicativo e-Título.

A apuração dos votos terá início logo após o encerramento da votação, a partir das 16h. A totalização será feita no cartório da 34ª ZE, na Rua Arthur Bernardes, n° 2215, no Centro.

eleição paranhos bandeirantes
Votação começa às 7h e segue até as 16h – Imagem Ilustrativa. (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Ex-prefeito inelegível

Plenário do TSE julgou o recurso do prefeito Álvaro Urt que tentava reverter sua inelegibilidade e assumir o mandato. Urt recebeu a maioria dos votos para assumir o Executivo nas eleições de 2024, mas teve candidatura indeferida por inelegibilidade.

Por unanimidade, os ministros negaram provimento ao recurso, com relatoria do ministro André Mendonça. Os demais ministros acompanharam e votaram contra o agravo. Foi a segunda vez que Álvaro venceu uma eleição, mas não pôde tomar posse.

Decisão do TSE indeferiu a candidatura dele e barrou a terceira candidatura após eleição no município. Decisão de 10 de outubro do TSE se baseia na cassação de Urt como prefeito do município, em decorrência de infrações político-administrativas entre 2016 e 2020.

O prefeito interino é o presidente da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, Marcelo Abdo (PP). Ele não disputa a eleição para chefe do Executivo.

 

Fonte: Jornal Midiamax

Notícias semelhantes