A coordenadora de políticas públicas para mulheres, Luciane de Souza, está participando nestas terça (01) e quarta-feira (02) em Campo Grande, de um encontro significativo para a promoção da igualdade de gênero e o enfrentamento à violência contra a mulher. O evento, organizado pela Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Mulheres, busca integrar, planejar e articular ações em prol das mulheres sul-mato-grossenses.
Essa iniciativa também marca o início da Campanha Agosto Lilás, que neste ano comemora os 17 anos da promulgação da Lei Maria da Penha. Com o slogan “Violência contra a mulher. Ignorar faz de você cúmplice desse crime”, a campanha visa destacar a importância de combater a violência doméstica e familiar, bem como conscientizar a sociedade sobre sua responsabilidade em apoiar essa causa.
O Agosto Lilás, uma ação de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, foi estabelecido através da Lei Estadual nº 4.969/2016. Seu objetivo é ampliar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar a população e conscientizá-la sobre a necessidade de pôr fim à violência contra a mulher. A campanha também visa disseminar informações sobre os serviços especializados disponíveis para mulheres em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.
Originária de Mato Grosso do Sul, a campanha se tornou uma iniciativa nacional no ano passado, após a promulgação da Lei 14.448/22. O mês de agosto agora é reconhecido como um período de proteção às mulheres, com o propósito de sensibilizar toda a sociedade para o grave problema da violência de gênero.
O encontro reúne representantes de diferentes esferas governamentais e não-governamentais, bem como do judiciário e legislativo, além de gestoras municipais e membros da sociedade em geral. Essa diversidade de participantes possibilita a integração das políticas voltadas para as mulheres, fortalecendo o enfrentamento das diversas formas de violência que afetam essa parcela da população.