A região sul de Mato Grosso do Sul, atingida por tempestades e ventos que chegaram a 115 km/h nesta segunda-feira (22), segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), ainda não teve o serviço de distribuição de energia elétrica restabelecido.
Segundo a concessionária de energia Energisa, equipes da empresa atuaram de forma ininterrupta para restabelecer o serviço durante toda a madrugada desta terça-feira (23), e, por volta das 10h30, cerca de 75% dos clientes afetados já tiveram a energia normalizada.
No entanto, em algumas localidades, foi necessário reconstruir completamente a rede elétrica. Os trabalhos continuam ao longo do dia, e os prejuízos ainda estão sendo avaliados.
Os ventos fortes provocaram inúmeros estragos em cidades do Sul de MS, como Rio Brilhante, Caarapó, Dourados, Aral Moreira, Amambai, Itaporã, Itaquiraí, Naviraí e Ponta Porã. Nessa região, os ventos ficaram próximos a 100 km/h ou ultrapassaram essa marca.
Entre Rio Brilhante e Dourados, um tornado impressionou e assustou motoristas.

Durante as tempestades registradas, árvores, telhados, placas e outros objetos foram arremessados, danificando a rede elétrica e causando interrupções no fornecimento de energia.
No leste do Estado, em Três Lagoas, a velocidade dos ventos chegou a 73,8 km/h por volta das 10h, conforme o meteorologista Natálio Abraão Filho; e, em Paranaíba, as rajadas de vento chegaram a 66,5 km/h.
Como pedir ajuda
A empresa orienta que, caso sejam identificados objetos sobre a rede elétrica ou cabos rompidos, a população não deve se aproximar ou tentar removê-los.
A recomendação é manter distância e acionar imediatamente a concessionária de energia nos canais oficiais de atendimento: WhatsApp Gisa (67) 99980-0698, aplicativo Energisa On ou Call Center 0800 722 7272. Profissionais qualificados serão enviados ao local para realizar o atendimento com segurança.
Evite acidentes
Para evitar incidentes, a Defesa Civil recomenda não se abrigar debaixo de árvores, em casos de rajadas de vento, devido aos riscos de descargas elétricas. Em caso de enxurrada, ou similar, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos, assim, evita-se que eles se danifiquem com a água.
Também é recomendável não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, bem como evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Mais informações estão disponíveis com a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Fonte: Jornal Midiamax