Primeiro anfitrião derrotado em um jogo de abertura de Copa do Mundo, o Catar sentiu a estreia perdendo de 2 a 0 para o Equador neste domingo (20). Como se não bastasse a carência de torcida para fazer o fator casa, faltou o futebol exibido nas participações na Copa América de 2019, na Copa Ouro da Concacaf, em 2021, nos Estados Unidos, quando chegou às semifinais, e na conquista inédita da Copa da Ásia contra o Japão, em 2019. A estreia planejada durante 12 anos arrisca fracassar.
Além de entrar para o almanaque como a primeira dona da casa derrotada em um jogo de abertura, o Catar pode repetir a tristeza da África do Sul. Em 2010, os Bafana Bafana até seguraram o México no primeiro jogo, no Soccer City, em Joanesburgo, mas não evitaram o vexame de cair na fase de grupos da competição. Um prejuízo esportivo enorme para quem investiu muito dinheiro para ostentar a Copa do Mundo mais cara da história.
Já o domingo de estreia foi do camisa 13 do Equador, Enner Valencia, que abriu os gols da Copa do Mundo 2022 marcando dois chutes para a seleção no primeiro tempo. O primeiro gol foi feito de pênalti aos 15 minutos e o segundo foi feito de cabeça do meio da área aos 29 minutos.
Copa do Mundo
A 22ª edição da Copa do Mundo da Fifa começou neste domingo (20), no Catar. Pela primeira vez, a competição será realizada em um país do Oriente Médio e no final do ano. A partida de estreia entre Catar e Equador acontece no estádio Al Bayt, localizado a 40 quilômetros ao norte da capital Doha e com capacidade para 60 mil pessoas.
O evento pode ser acompanhado aqui, pelo Youtube, ou pelo serviço de streaming da Fifa, o Fifa+, que transmitirá todos os jogos de graça, disponível aqui.
A final acontecerá no dia 18 de dezembro, uma quarta-feira, 11h. Será no suntuoso estádio Lusail, que foi construído dentro de uma nova cidade de mesmo nome, a 15 quilômetros da capital, Doha.