Escola Armelindo Tonon realizou o Projeto Leilão de Jardim de Cecília Meireles

Foto: Divulgação Escola Armelindo Tonon

O Projeto foi pensado para ser um trabalho prazeroso realizado nesse contexto de Pandemia

O Projeto Leilão de Jardim de Cecília Meireles é fruto da imaginação e criatividade das Professoras Alzira, Mirian, Luciene e Nataly da Educação Infantil, com apoio das Coordenadoras e Direção da Escola Armelindo Tonon, dentro dos componentes curriculares: ARTE E MÚSICA que além de ser um complemento da apostila que abordava o tema ANIMAIS DE JARDIM, também foi pensado para ser um trabalho prazeroso realizado nesse contexto de Pandemia,  em que vivenciamos aulas remotas tendo a FAMÍLIA como o maior elo de comunicação, parceria e mediação nesse processo.

“Desenvolver um trabalho significativo nesse período foi bastante desafiador, a proposta seria que as crianças e suas famílias fizessem as construções com os materiais que disponibilizassem, mesmo assim fornecemos um kit com sugestões de materiais para desenvolver as atividades, deixando as famílias livres para usar da criatividade  e imaginação, trabalhando cada verso do poema ludicamente. Foi um show!!! O resultado foi muito gratificante, ver as crianças desenvolvendo o protagonismo não tem preço. Gratidão a todos que contribuíram para que hoje pudéssemos finalizar com êxito esse projeto.” Concluiu as professoras responsáveis pelo Projeto

Confira o link do vídeo do Projeto Leilão de Jardim, gravado na Escola Armelindo Tonon

https://www.facebook.com/vejaaquims/videos/?ref=page_internal

 

Os país do alunos teceram comentários elogiando o Projeto desenvolvido pelas professoras da escola. Confira alguns depoimentos.

“A experiência referente ao projeto Leilão de Jardim foi muito gratificante! A Heloísa adorou, foi muito divertido!
Percebi que foram aliadas técnicas diferenciadas, tornando experiências atrativas, tanto para nós e para a Heloísa, com aulas lúdicas! Parabéns as Professoras Mirian e Alzira pelo lindo projeto.”

“Sou a Sônia Regina mãe do Calebe. Quero parabenizar a professora Alzira pelo brilhante trabalho desenvolvido Leilão de Jardim. Estamos vivendo um período difícil, de adaptações, não estávamos preparados, para essa nova realidade que estamos vivendo, mas fomos nos adaptando. O trabalho Leilão de Jardim foi simplesmente fantástico, aprendi muito quando sentava todos os dias uma ou duas horas com o Calebe para desenvolvermos o trabalho proposto. A aprendizagem não é fácil requer paciência, dedicação, empenho. Tenho sorte de ter um filho muito empenhado e que se dedica com carinho nas atividades propostas pelas professoras. Ele simplesmente amou o trabalho, tinha dias que estava um pouco desanimado, mas faz parte. Enfim só tenho a agradecer a proposta do trabalho. Eu e o Calebe adoramos.”

“Este portfólio ajudou a Maria na ampliação de sua criatividade além de aprendizagem de novas técnicas. Mas principalmente ela teve que administrar sua paciência, o que para ela é muito importante.”

“O projeto Leilão de Jardim contribuiu para que o Davi interagisse mais com nós da família, pois todos nós tivemos que nos empenhar ao máximo para que ele fizesse as atividades com carinho e capricho. Percebi também que ele conseguiu trabalhar a coordenação motora por meio dos recortes e das pinturas e foi muito produtivo.
Agradeço a atenção das professoras pois sempre que tínhamos alguma dúvida sobre qualquer parte do projeto elas estavam sempre nos auxiliando com atenção e carinho.”

“O projeto Leilão de Jardim desenvolvido pelo meu filho Cauã, que foi apresentado para ele pela professora Alzira de Artes foi excelente, pois como família podemos vivenciar experiências prazerosas e perceber a importância de participar e contribuir para o desenvolvimento educacional de meu filho. Contribuiu na questão de aprendizagens e percepções através dos vídeos apresentados pela professora, pelo qual ele pode conhecer um pouquinho sobre a vida de cada bichinho citado no poema e através do poema conhecer o mundo encantado da poesia propiciando a ele várias criações imaginárias, pois o real e o imaginário se juntam fazendo com que a criança adquira o conhecimento de mundo através da poesia.”

“Falamos para o Ian que ele estava fazendo um livro, e cada página terminada podíamos ver a alegria e felicidade de ter conseguido desenvolver sozinho uma arte tão linda. Ele amou assistir os vídeos tão bem feitos, sua imaginação ia longe pintando e transformando um simples prendedor, caixinhas de ovos, palhas de milho, entre outras coisas, em grilos, sapos e lindas florestas. Obrigada a escola e todas as professoras, por se dedicarem tanto e fazer um trabalho tão lindo e enriquecedor para nossos filhos.”

“O desenvolvimento do Projeto Leilão de Jardim com o Lorenzzo foi surpreendente, ele se encantou com cada página (verso) construído, e fez tudo com muito empenho, dedicação e capricho e claro que eu embarquei na onda dele. Sempre procurando da melhor forma representar cada etapa, estimulando a criatividade, mesmo sendo direcionado pela ótima ideia da professora. Cada construção tem o toque único dele. O resultado final não podia ser diferente, ficou incrível. E o melhor foi a satisfação que ele obteve após a conclusão, todo cuidado com os materiais, a preocupação de seguir as instruções da professor, enfim, foi maravilhoso.”

“Foi uma experiência maravilhosa! Em tempos de pandemia, foi uma atividade além de prazerosa muito terapêutica. Experimentar, criar, potencializar as habilidades infantis possibilitou a minha filha efetivar suas percepções sensoriais, sua capacidade de humanização em aspectos ecológicos e humanitários desenvolvendo e ampliando seu vocabulário, valorizando um gênero textual pouco apreciado pelos pequenos!! Agradeço pela iniciativa e pelas possibilidades de exploração artística oferecida a minha filha, tenho certeza que ficará gravada na sua memória afetiva os momentos que passamos juntas desenvolvendo o portfólio Leilão de Jardim, afinal nada melhor que a arte para aproximar e sensibilizar as pessoas.”

“Pra mim, foi desafiador, visto que não sei desenhar, pintar e nem mesmo fazer dobradura, mas pensei: eu consigo, se não minha filha vai ficar pra trás, pelos vídeos da pra fazer tudo, damos o nosso melhor e no final vimos que ficou muito legal.”

“Ao construir o projeto adquirimos conhecimento, sim! Por exemplo: não existe jardim sem flor, e céu sem o azul, e que os bichinhos gostam de terra, da grama. Algumas bases para os desenhos, tipo o chão, a margem, usamos muita criatividade. Algumas construções, eu como adulta, achei difícil. Nicole ficava teimosa pra fazer, mas depois que começávamos ela fazia. A Nicole amou a música do Leilão e ouviu muitas vezes. Parabéns pela iniciativa, por mais difícil que foi, foi legal. É importante para ela aprender algumas bases que todos os desenhos devem ter.”

“Podemos relatar que a construção do portfólio foi muito gratificante, esse trabalho teve uma experiência marcante em todas crianças que se empenharam em realiza-lo. Diante dessa situação onde os pais, responsáveis estão auxiliando nas atividades escolares, percebi que no inicio a Karolina recortava as figuras, os papéis sem se preocupar muito, mas passando o tempo e desenvolvendo as atividades propostas, ela começou a perceber que deveria recortar nas linhas ou pontilhados, percebi que ela tem um dom enorme em mexer com tintas. No começo ao colar os papéis picados colocava muita cola e fui conversando com ela que não precisa tanto, pois com um pouquinho também colaria e não dava tanta “lambuzeira”. Fomos passear na rua para encontrar os galhos para realizar os ninhos, fizemos um bolo para utilizar as cascas dos ovos. Gostamos muito de realizar esse portfólio e já estamos aguardando o próximo.”

“Bom a experiência em fazer esse Portfólio foi incrível, pois minha filha se dedicou muito em fazer. Mesmo com minha ajuda ela adorava a fazer e não via a hora da professora passar mais um vídeo. Foi muito bom pois assim ajuda as crianças a desenvolverem e a ter delicadeza no que fazem e coo capricho.”

“Quando as professoras mandaram no cronograma que iríamos ter que confeccionar um portfolio junto com a minha filha pensei que seria complicado, pois a Mariana é bastante ansiosa quando se trata de pinturas, mas amei essa experiência, ela superou minhas expectativas, quando estava sem ideias ela me falava mamãe vamos fazer as montanhas com chocolate porque é marrom e todos irão gostar do cheiro, quando fizemos a última parte ela reclamou que não queria que acabasse as confecções, estávamos finalizando e ela queria que eu comprasse mais folhas pra fazer tudo de novo, isso ela puxou para mim, porque sempre falo que pintura seja de qualquer forma é renovação da alma, tudo parece melhor e mais puro, trazendo inovação e tranquilidade em nossa mente, amei a experiência e ela mais ainda, tivemos sintonia e um vínculo indescritível. Obrigada pelo lindo trabalho.”

“A experiência com a minha filha Sophia foi bem construtiva, tivemos dificuldades em pequenas coisas, aprender a pintar, fazer contorno, usar a tesoura, etc. Mas cada aprendizado dela era uma alegria para nós.”

Confira a galeria de fotos: 

Fotos: Divulgação Escola Armelindo Tonon

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias semelhantes