Escola do Legislativo convida comunidade para evento sobre “Os Desafios do Envelhecimento” nesta quarta-feira em São Gabriel do Oeste

Foto: A palestra será conduzida por Irma Macário, Psicóloga e Presidenta do Conselho Estadual de Defesa da Pessoa Idosa. Foto: Paula Maciulevicius/SEC

A Câmara reforça o convite para a construção coletiva de caminhos para que São Gabriel do Oeste seja uma cidade onde envelhecer signifique viver com mais dignidade, participação e cuidado.

A Câmara Municipal de São Gabriel do Oeste realiza, por meio da Escola do Legislativo (Eslegis), nesta quarta-feira, 26 de novembro, às 14h, no Plenário da Casa de Leis, o evento “Os Desafios do Envelhecimento”, que propõe uma reflexão urgente sobre um fenômeno que já transforma o Brasil: o rápido envelhecimento da população.

Projeções oficiais apontam que em 2031 o país terá mais idosos do que crianças, e que em apenas 25 anos a população idosa deve dobrar. Ao mesmo tempo, questões de saúde ganham nova dimensão: o câncer já é a principal causa de morte em 670 cidades brasileiras, sendo que 77% dos óbitos pela doença ocorrem entre pessoas com mais de 60 anos. Somam-se a isso o peso emocional e financeiro do cuidado, que ainda recai majoritariamente sobre as famílias, especialmente sobre as mulheres, e o impacto do etarismo, que isola, adoece e reduz a autonomia da pessoa idosa.

O envelhecimento no Brasil também revela desigualdades profundas. Embora a maior parte da população seja negra, a velhice ainda é marcada por um cenário “mais branco”, resultado de uma trajetória histórica de desigualdade racial, menor acesso à saúde, à renda e a políticas públicas estruturantes. Envelhecer, portanto, não é igual para todos e esse debate se torna cada vez mais necessário.

Diante desse cenário, a palestra será conduzida por Irma Macário, Psicóloga (CRP/14 00203-3) e Presidenta do Conselho Estadual de Defesa da Pessoa Idosa, que trará uma abordagem voltada à valorização do envelhecimento, ao fortalecimento da rede de cuidado e à importância de políticas públicas que assegurem direitos, autonomia e inclusão social.

O evento é gratuito, aberto ao público e voltado especialmente a idosos, profissionais da saúde, assistência social, educação, servidores públicos e toda a comunidade interessada no tema. As inscrições para emissão de certificados devem ser realizadas antecipadamente pela plataforma Sympla: sympla.com.br/produtor/camarasgoms.

A Câmara reforça o convite para que a população participe deste momento de diálogo, conscientização e construção coletiva de caminhos para que São Gabriel do Oeste seja uma cidade onde envelhecer signifique viver com mais dignidade, participação e cuidado.

Notícias semelhantes