Estado registra mais de 12 mil novas empresas e supera total de 2024

O Estado registrou 917 novas empresas em novembro, alcançou 12.296 cadastros no ano e superou o total de 2024, porque fechou o ano passado com 11.164 registros. Os dados mostram ritmo estável de abertura de negócios e indicam expansão contínua da atividade econômica.

O setor de serviços abriu 691 empresas em novembro, manteve a liderança entre as áreas e respondeu pela maior parte das novas iniciativas no mês. O comércio registrou 193 empresas no período e a indústria completou o quadro com 33 aberturas. A divisão mostra maior peso das atividades de prestação de serviços na economia local.

No acumulado do ano, Serviços chegou a 9.242 novas empresas, consolidou a primeira posição e manteve larga vantagem sobre os demais setores. O Comércio somou 2.611 registros no mesmo intervalo e a Indústria chegou a 443 novos negócios.

O balanço reforça a predominância do setor terciário na dinâmica empresarial.

Na análise regional, Campo Grande abriu 442 empresas no ano, permaneceu como o principal polo econômico e concentrou o maior volume de novos registros. Dourados ficou em segundo lugar com 102 aberturas e Três Lagoas registrou 38 novos negócios no período. Cidades como Ponta Porã, Maracaju e Nova Andradina também contribuíram para o avanço do total anual.

“Esse crescimento constante demonstra que Mato Grosso do Sul consolidou um ambiente de segurança jurídica e de incentivo ao empreendedorismo. As políticas de simplificação, desburocratização e apoio aos pequenos e médios negócios estão permitindo que mais pessoas invistam e formalizem suas atividades, fortalecendo a economia em todos os municípios”, destacou o titular da Semadesc (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck.

 

Matéria: Campo Grande News

Notícias semelhantes