Estátuas de anjo, boi e dinossauro ganham máscaras para conscientizar sobre prevenção a covid-19 em MS

Foto: Estátua do anjo Gabriel, em São Gabriel do Oeste, norte de Mato Grosso do Sul — Foto: Reprodução/Redes Sociais/Site G1MS

São Gabriel do Oeste, Ribas do Rio Pardo, Guia Lopes da Laguna e Nioaque já colocaram máscaras em suas estátuas e monumentos.

Vários municípios de Mato Grosso do Sul estão adotando uma forma criativa para tentar conscientizar a população sobre a importância do uso de máscaras na prevenção a covid-19. Estátuas e monumentos com símbolos típicos das cidades estão recebendo o acessório, que se tornou um verdadeiro equipamento de proteção individual (EPI) durante a pandemia.

Em Guia Lopes da Laguna, a 231 quilômetros de Campo Grande, cidade que atualmente é considerada o epicentro da doença no estado, com 105 casos (até está terça-feira, 19), quem recebeu a máscara foi a estátua de José Francisco Lopes, o fundador do município.

Estátua de Guia Lopes e do seu cavalo, ambos, com máscaras, em Guia Lopes da Laguna, no sudoeste de Mato Grosso do Sul —  Foto: Djimi Robert Berwanger/Reprodução/Redes Sociais/Site G1MS/

Ele ficou conhecido como “Guia Lopes” e foi herói do Exército Brasileiro guiando as tropas do país durante o episódio conhecido como a retirada da Laguna, durante a Guera do Paraguai. Além da estátua do próprio “Guia Lopes”, seu cavalo também recebeu a peça.

No norte de Mato Grosso do Sul, em São Gabriel do Oeste, a 145 quilômetros de Campo Grande, quem recebeu a máscara foi a estátua do “Anjo Gabriel”, que está localizada logo na entrada da cidade.

Anjo Gabriel em São Gabriel do Oeste, norte de Mato Grosso do Sul, também recebeu máscara para ajudar a conscientizar a população — Foto: Reprodução/Redes Sociais/Site G1MS

O município tem um caso confirmado até esta terça-feira. A prefeitura publicou um decreto em que obriga a população a usar máscaras ao sair nas ruas e no comércio da cidade.

Em Ribas do Rio Pardo, cidade próxima a Campo Grande, a estátua do boi, símbolo de uma das principais atividades econômicas do município, a pecuária de corte, também ganhou máscara. Para a colocação do apetrecho na estátua, motoristas de ambulância e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) organizaram uma carreata para chamar a atenção para as medidas de prevenção a covid-19. Ribas do Rio Pardo já tem 10 casos da doença.

Motoristas de ambulâncias e do SAMU colocaram máscara na estátua do boi, símbolo de Ribas do Rio Pardo, em Mato Grosso do Sul — Foto: Reprodução/Redes Sociais/Site G1MS

Na semana passada (dia 14) foram as esculturas dinossauros que ficam na entrada de Nioaque, a 186 km de Campo Grande, e que formam o Vale dos Dinossauros, que ganharam máscaras de proteção contra o coronavírus. De acordo com a prefeitura, as três obras agora fazem parte de uma ação que pretende conscientizar a população da necessidade do uso de máscara.

Esculturas de dinossauros, na entrada de Nioaque (MS), também receberam máscaras — Foto: Prefeitura de Nioaque/Divulgação

Desde o dia 11 um decreto municipal determina o uso obrigatório de máscaras na cidade que ainda não tem nenhum caso de covid-19. Porém, municípios da região (Guia Lopes da Laguna, Jardim, Bonito, Bela Vista e Bodoquena) estão com alta incidência e já somam 147 casos da doença.

Fonte: G1MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias semelhantes