A escassez de chuvas na região sul do estado de Mato Grosso do Sul tem impactado negativamente o crescimento da cultura da soja. Isso porque as regiões sul, centro, sudoeste e sul-fronteira têm enfrentado mais dificuldades, com até 25,6% das lavouras em condições ruins.
Os dados são do Projeto SIGA-MS, realizado pela Aprosoja/MS, que monitora o cultivo da soja em todo o estado. De acordo com o último relatório, na segunda semana de janeiro de 2025, todas as regiões de Mato Grosso do Sul estão em fases importantes do crescimento da soja.
Ainda segundo a Aprosoja/MS, o estado enfrenta uma fase crítica para a soja. Aproximadamente 1,3 milhão de hectares estão sendo afetados por falta de chuva, o que representa 29% da área total. A seca tem impactado principalmente os municípios do sul do estado; cerca de 24 cidades apresentando uma produção abaixo da média esperada.
Em contrpartida, as regiões norte, nordeste, oeste e sudeste, as lavouras estão, em sua maioria, boas, com 74,7% a 93,5% das áreas apresentando boas condições.
Gabriel Balta, coordenador técnico da Aprosoja/MS, explica que a região sul está há 30 dias enfrentando seca moderada, com pouca chuva, variando entre 1,4 mm e 66,6 mm, e há 10 dias está com seca severa, sem precipitação alguma. As lavouras mais afetadas são aquelas plantadas entre setembro e outubro. Em dezembro, essas lavouras começaram a formar os grãos, e agora, em janeiro, estão entrando na fase de maturação e preparação para a colheita.
No dia 10 de janeiro, cerca de 32% das lavouras estavam nas fases mais críticas do desenvolvimento, sendo 16% com grãos em formação, 14% com grãos cheios e 2% já no início da maturação, especialmente nas lavouras plantadas mais cedo, na região sul.
A boa notícia é que as previsões apontam para o retorno das chuvas em algumas áreas nesta semana, com possibilidade de até 203 mm de chuva na região sul.
A colheita da soja deste ano deve começar na penúltima semana de janeiro, mas a maior parte será colhida entre 14 de fevereiro e 21 de março, com 86% da produção sendo colhida nesse período. O processo de colheita deve se estender até o dia 18 de abril.
Fonte: Jornal Midiamax