Estudante de São Gabriel do Oeste conquista medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Agropecuária.

A estudante Ketlin Lorrayne Rodrigues Camargo, do curso técnico em Agropecuária, Integrado ao Ensino Médio da Escola São Gabriel, foi medalhista de ouro na 10ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária. Ketlin, que é aluna do primeiro ano e foi orientada pela professora Katia Cristina Gavilak da Costa, foi a primeira colocada não apenas da cidade, mas de todo o estado de Mato Grosso do Sul.

A OBAP é uma competição científica nacional destinada aos alunos do curso Técnico em Agropecuária e demais cursos do Eixo Tecnológico Recursos Naturais de todo Brasil. A olimpíada é promovida pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSuldeMinas) com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e não aconteceu em 2020, devido as restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus. A classificação dos alunos é segmentada por categoria dentro de cada região.

Neste ano, o evento foi realizado totalmente on-line, com a avaliação através de provas em ambiente virtual. Durante a cerimônia de encerramento da competição, realizada no último dia 6 de outubro, Ketlin foi premiada; ela foi a única aluna da cidade a realizar a prova. Ketlin contou que o resultado também foi uma grata surpresa e que se esforçou e estudou muito para realizar a prova. Toda a preparação foi acompanhada de perto por sua orientadora.

“Sempre gostei muito de assuntos relacionados ao agro. O resultado desta conquista é fruto de um trabalho realizado aqui, no curso técnico, com meus professores e com a minha orientadora, além do apoio dos amigos e da família. Estou muito feliz em receber essa premiação, de trazer essa medalha para São Gabriel do Oeste”, falou a estudante ao apontar também que, com certeza, participará novamente das próximas edições da OBAP.

De acordo com a professora Kátia, que apresentou a OBAP aos alunos, o objetivo da competição é estimular o ingresso de jovens em carreiras técnico-científicas e docente, incentivando a participação em atividades de iniciação científica e na produção de tecnologia, colocando-os em situações desafiadoras que estimulem a cooperação e a integração entre eles, retornando assim, para a sociedade brasileira, benefícios para área agropecuária.

O resultado geral da competição pode ser conferido na página oficial da Obap.

Notícias semelhantes