Estudantes de São Gabriel do Oeste são finalistas da Olimpíada de História do Brasil

Três estudantes da Fundação Educacional Cristo Rei estão na final da 13ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), organizada pela Unicamp. A Olimpíada iniciou sua primeira fase em maio com a participação de quase 10 mil equipes de todo o Brasil, Mato Grosso do Sul contará com duas equipes entre o finalistas e entre elas está a equipe “Historizando”  da Escola Cristo Rei. A equipe é formada pelos alunos Maria Fernanda Pezzoni Zatti (9° ano), Felipe Guzzo Nicaretta (2° ano EM) e Maria Eduarda de Paula Grison (2° ano EM), sob orientação da profª Marcela. Eles enfrentaram quase 10 mil equipes de todos os estados e vão para a final como a melhor equipe de MS.

A Olimpíada de História é composta de seis fases classificatórias e a sétima fase finalista, em que cada fase dura uma semana, as quatro primeiras fases envolvem questões objetivas além de uma tarefa. A fase quinta é a fase de criação. Neste ano os alunos fizeram uma exposição virtual, cujo tema foi o bicentenário da Independência, que acontecerá no ano de 2022.

 

Equipe Historizando

Vale ressaltar que a equipe Historizando vai à final pelo segundo ano consecutivo. A diretora pedagógica da escola Luciani Aparecida de Souza Santos fez questão de parabenizar todos os componentes da equipe. Em 2020 eles enfrentaram 17 mil equipes e receberam medalha de cristal, e agora em 2021 enfrentaram quase 10 mil equipes de todos os estados. Reconhecemos todo seu esforço e estamos muito orgulhosos dessa equipe representando nossa escola. Parabéns à professora Marcela e equipe.”  Falou Luciani em conversa com nossa reportagem.

Para a professora Marcela Marangon Ribeiro: “Participar da olimpíada é muito satisfatório, a gente se sente desafiado e nisso acabamos descobrindo novas abordagens, novos sentidos, novas ideias, novos olhares. É uma experiência compartilhada que nos motiva a buscar cada vez mais aperfeiçoamento”. finalizou Marcela

Já Maria Fernanda nos disse que “é muito gratificante perceber que todo o nosso esforço está valendo a pena. Nós tivemos a oportunidade de participar de uma competição a nível nacional e nos classificamos como finalistas dois anos consecutivos com ótimas notas, depois de dias nos dedicando à olimpíada, alcançamos nosso objetivo, isso mostra que não importa o quão difícil uma coisa é, com dedicação e foco conseguimos chegar lá!”

Maria Eduarda nos relatou que “Mesmo com todas as dificuldades que a pandemia trouxe, acredito que nossa força de vontade e perseverança refletiram diretamente no nosso resultado. Pudemos ver nossa evolução do ano passado para este. É de grande proveito usufruir dos conhecimentos e informações que a olimpíada nos proporcionou, além de toda a experiência e bons momentos com a equipe”.

Já Felipe afirmou que “Participando dessa olimpíada pude melhorar minha comunicação, como trabalhamos em grupo muitas vezes tivemos opiniões diferentes as quais aprendemos a respeitar e compreender. Uma experiência, sem dúvida, inesquecível”.

Ao todo são 415 grupos, de 99 cidades, de todos os estados do país que irão concorrer a medalhas de bronze, prata e ouro. Segundo a organização da ONHB a grande final será realizada em uma cerimônia online que foi adaptada pelo segundo ano devido à pandemia do coronavírus. A prova para classificar os finalistas será realizada no dia 16 de agosto e a cerimônia de premiação virtual em 12 de setembro.

 

Notícias semelhantes