Para evitar golpe, Facebook emite alerta em conversas com desconhecidos no Messenger

O Messenger, aplicativo de mensagens do Facebook, passa a emitir alerta de segurança para proteger usuários adultos de golpes e menores de idade de ‘interações inapropriadas’. Em Mato Grosso do Sul, especialmente idosos têm sido enganados por desconhecidos que usam a rede social para se aproximar e enganá-los em busca de dinheiro.

Por isso, a partir de agora, quando você interage com alguém que tem pouco ou nenhum contato, o sistema pergunta se você realmente conhece esta pessoa. “Golpes geralmente começam como mensagens de estranhos.Tome cuidados com pedidos de dinheiro e nunca envie pagamentos para alguém que você não conhece”, diz a notificação.

Se alguém lhe pedir dinheiro, o Facebook irá informar que você pode estar sendo vítima de golpe e vai sugerir ações. Caso esteja conversando com alguém parecido com algum de seus contatos, também haverá alerta, para evitar a ação de impostores. Também haverá bloqueio de mensagens inadequadas entre menores e adultos.

Casos em MS

Em Anastácio, cidade a 135 quilômetros de Campo Grande, um carpinteiro perdeu mais de R4 3 mil depois de se apaixonar por uma militar das Forças Armadas dos Estados Unidos, no ano passado. Ele teria conhecido a mulher pelo Facebook e transferiu dinheiro para que ela pudesse vir para o Brasil, mas descobriu que estava sendo enganado por estelionatários.

A vítima relatou que conheceu a suposta militar em um grupo e passaram a conversar. Ela dizia que gostaria de visitá-lo, mas que precisava de dinheiro para viagem e outras despesas. O carpinteiro acreditou na conversa, foi seduzido e enviou dinheiro a ela. Mas ela sempre pedia mais. Ao relatar os fatos para conhecidos, ele foi alertado que era um golpe.

No começo de 2020 uma idosa de 60 anos procurou a delegacia de Costa Rica, a 384 quilômetros da Capital, depois de cair em um golpe e perder R$ 180 mil para um estelionatário.

Segundo o boletim de ocorrência, a idosa contou na delegacia que conheceu um homem pelo Facebook, em março de 2018, quando começaram a trocar mensagens e passaram a ter um relacionamento amoroso, sendo que o autor constantemente pedia dinheiro a idosa falando que viria para o Brasil morar com ela.

O estelionatário disse que morava na França e que mandaria malas de dinheiro para a idosa. Mas, só após 10 meses percebeu que havia caído em um golpe, onde perdeu o valor de R$ 180 mil e resolveu procurar a delegacia para registrar a ocorrência.

Fonte: midiamax

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias semelhantes