Expozebu 2019: São Gabriel do Oeste ganha destaque com Tabapuã da Gê

A Maior Exposição de Zebuínos do Mundo aconteceu de 27 de abril a 5 de maio, no Parque de Exposições Fernando Costa, em Uberaba (MG). Na edição que comemorou os 100 anos da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores do Zebu), São Gabriel do Oeste ganhou destaque novamente com o gado dos agropecuaristas João Trivelato Neto e Gerusa Catelan Trivelato.

Ao todo, foram 17 títulos conquistados pela fazenda Tabapuã da Gê 05 com os animais inscritos. Entre os prêmios, o destaque fica com a grande campeã da raça na categoria Fêmea, a matriz Barca FIV. O animal, já havia conquistado o título de terceiro lugar na categoria Vaca Jovem da Expozebu 2018. O outro grande campeão da Gê 05, foi o touro Cacife FIV, que alcançou o prêmio máximo de Grande Reservado.

O Tabapuã é uma raça brasileira fruto de cruzamentos entre o gado mocho nacional e animais de origem indiana. Foi na década de 40, no município de Tabapuã (SP), que a raça assumiu as características que perduram até hoje. O criatório da Tabapuã da Gê 05 surgiu ainda em 2005, em parceria com a Fazenda Água Milagrosa, que é pioneira na criação da raça zebuína. O rebanho da Gê 05 começou com 20 matrizes e atualmente conta com mais de 250.

De acordo com o proprietário João Trivelato, o objetivo da Tabapuã da Gê é desenvolver um trabalho de qualidade, oferecendo a melhor genética e levando rentabilidade para pecuaristas. “Já é o quarto ano que participamos da Feira e é uma grande alegria levar o nome da nossa cidade, da genética desenvolvida aqui, para o cenário da pecuária nacional. Nossa meta é apresentar e disseminar o melhoramento genético da raça Tabapuã, que é hoje o gado considerado o mais precoce entre os zebuínos”, disse João.

Outros prêmios em destaque conquistados na Expozebu 2019 foram: Terceiro melhor Touro Jovem com Cacimbo FIV, Campeão Touro Jovem com Cacife FIV, Reservado Campeão Júnior Menor com Definido FIV, Reservada Campeã Vaca Adulta com Base FIV, Campeã Fêmea Jovem com Rosário do Gregg e Campeã Progênie de Mãe com Leixa do Kebo.

Assessoria de Comunicação/PMSGO

Compartilhe

Write a Comment

view all comments