Força Nacional reforça combate aos focos de incêndio no Pantanal

Chegaram a Corumbá na noite dessa quinta-feira (28) 40 homens e mulheres que integram a Força Nacional, do Distrito Federal e do Tocantins, para o combate aos focos de incêndio no Pantanal. Eles vão atuar sob orientação do Sistema de Controle de Incidentes (SCI).

Esse reforço se junta ao efetivo sul-mato-grossense de 74 bombeiros militares, dos quais 51 estão nas GCIFs (Guarnição de Combate a Incêndios Florestais) de combate em solo, quatro estão empenhados nas operações aéreas, 19 compõem o SCI (Sistema de Comando de Incidentes), além dos oficiais que estão direcionando a operação.

“A chegada da Força Nacional vai agregar ao trabalho que já está sendo efetuado há mais de 90 dias aqui no nosso Estado. Eles serão empregados nas nossas guarnições”, disse o coronel Frederico Reis, comandante do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul.

Fogo no Pantanal em 2024 é o pior da série histórica. — Foto: Reprodução
Fogo no Pantanal em 2024 é o pior da série histórica. — Foto: Reprodução

Desde o início da Operação Pantanal 2024, em 2 de abril, 415 bombeiros militares de Mato Grosso do Sul foram mobilizados para o bioma e estão sendo usadas sete aeronaves no combate, incluindo helicópteros da Secretaria de Justiça e Segurança Pública e aeronaves Airtractor.

Fonte: G1 MS

Notícias semelhantes