A massa de ar polar que atua em Mato Grosso do Sul provocou formação de geada e muito frio na madrugada deste sábado (22) em pelo menos sete cidades do Estado. A menor temperatura foi registrada em Iguatemi, distante 466 quilômetros de Campo Grande. Por lá, os termômetros marcaram 1,8ºC com sensação térmica de -4ºC.
Em Amambai, a sensação térmica também foi de -4ºC com temperatura mínima de 1,9ºC. Em Aral Moreira, onde a geada se formou pelo segundo dia consecutivo, os moradores sentiram frio de 2,8ºC com sensação de -3ºC. Segundo o meteorologista da Uniderp/Anhanguera, Natálio Abrahão, também geou em Caarapó com mínima de 3,5ºC, em Fátima do Sul ( 2,3ºC), em Jardim (2,8ºC) e Itaquiraí (5,4ºC). Em Ponta Porã, a mínima foi 3,1ºC, com formação de geada.
Em Dourados, os termômetros marcaram 3.1ºC às 2h40, com condições favoráveis para geada de intensidade moderada. Em Rio brilhante, a mínima foi de 9ºC às 4h56, condições favoráveis para geada de intensidade forte. Já em Ivinhema, a mínima foi de 4.7ºC à 1h49. Os dados são do Guia Tempo da Embrapa Agropecuária Oeste que mantém estações nessas 4 municípios.
Campo Grande também amanheceu fria com os termômetros marcando 6ºC, mas com sensação térmica de 4ºC. Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), as áreas de instabilidades reduzem a partir deste sábado (22) com intensificação da massa de ar polar em Mato Grosso do Sul. A possibilidade de geada nos municípios do sul do Estado(Dourados, Bela Vista, Bodoquena, Guia Lopes da Laguna, Nioaque, Rio Brilhante) continua.
O frio deve atuar no Estado até a próxima terça-feira (25). As temperaturas só começam a subir a partir de quarta-feira (26) com previsão de tempo firme, céu parcialmente nublado e sem expectativa de chuva.
São Gabriel do Oeste
Para São Gabriel do Oeste a previsão é que o dia seja mais quente que ontem em alguns pontos da cidade teve geada ao amanhecer. As nuvens aumentam no decorrer da tarde e o sol aparece durante todo o dia. A Máxima é de 18°C e a mínima de 4°C. A umidade relativa do ar fica entre 27% e 72%.
Cemtec/CGNEWS/ClimaTempo