A Fundação MS em parceria com a COOASGO realizou na última sexta-feira (27), na fazenda Ponto Alto em São Gabriel do Oeste, o Dia de Campo Safra 22/23, reunindo mais de 100 produtores rurais, técnicos, consultores e representantes do Agro para apresentar dados atualizados de pesquisas agronômicas desenvolvidas pela instituição com base nas demandas levantadas dentro do município.
Dentre os experimentos realizados pela Fundação e apresentados aos produtores, estiveram ensaios de manejo e fertilidade do solo visando as altas produtividades; ensaios com avaliação de produtos para o controle do complexo de manchas na soja, em especial da ferrugem asiática e ensaios de herbologia e entomologia para o controle de plantas daninhas e insetos pragas da cultura da soja.
Além disso, o evento contou também com a presença de empresas parceiras da Cooperativa, que tiveram a oportunidade de se aproximar dos nossos cooperados e clientes, apresentando suas inovações para a Agricultura, entre elas: Ihara, Yara, Ourofino, Grupo Vittia, Fortgreen e UPL.
Estações de pesquisa
Na primeira estação de pesquisa visitada no evento, foram apresentados aos participantes um total de 47 cultivares de soja e o desempenho de cada variedade na região. Já na segunda estação, foram observadas diferentes avaliações de herbicidas pré-emergentes para a cultivo da soja, podendo comparar lançamentos com produtos já consagrados do mercado.
Na terceira estação, foram avaliados diferentes posicionamentos de fungicidas, visando estratégias para melhor sanidade das lavouras, e para fechar o evento, a quarta estação apresentou aos produtores, opções em posicionamentos nutricionais com foco em enchimento de grãos.
Parceria COOASGO e Fundação MS
Com uma parceria que já se estende por mais de 20 anos, a COOASGO busca junto com a Fundação MS, promover o desenvolvimento de pesquisas direcionadas a realidade da nossa região Norte do Estado.
Tal parceria, tem como intuito, trazer informações para os nossos produtores por meio de experimentos realizados dentro da própria cidade, através de uma área cedida pela Cooperativa, localizada na fazenda Ponto Alto, onde são realizados testes comerciais e também testes demandados pelos nossos cooperados, trazendo soluções para melhorar e facilitar a tomada de decisões no dia a dia do produtor rural, agregando também para um aumento na produtividade das lavouras da nossa região.