Geladeira Literária: Prefeitura implementa ação de incentivo à leitura em São Gabriel do Oeste

Foto: Assessoria de Comunicação

Cada geladeira será equipada com diversos livros que fazem parte da literatura nacional e que auxiliarão no incentivo à leitura

A Prefeitura Municipal de São Gabriel do Oeste, através do Departamento de Formação Continuada e Permanente, realizou hoje o lançamento do projeto “Geladeira Literária: Ser Mais Leitor”, com objetivo de incentivar a leitura como mecanismo de busca ao desenvolvimento do pensamento e a promoção da cidadania.

A entrega contou com a presença do prefeito Jeferson Tomazoni que anunciou a aquisição de mil exemplares de livros para dar início ao projeto. São 19 geladeiras que serão entregues para as 10 ESF (Estratégias Saúde da Família), Centro de Referência em Assistência Social (Cras), Aurora, Cooasgo e Boibras.

“Acreditamos na educação como ferramenta essencial para o desenvolvimento humano. A prática da leitura aprimora o vocabulário, dinamiza o raciocínio e a interpretação, além de favorecer o aprendizado e aprimoramento da escrita. Passamos por um período delicado, onde o reinventar tornou-se parte do dia a dia das pessoas. Queremos incentivar a leitura como companhia e forma de evolução pessoal neste período”, comentou o prefeito.

Para implementação do serviço e garantir a segurança dos leitores, o Departamento de Formação Continuada está analisando estratégias para realizar a entrega dos livros. Cada unidade terá um profissional responsável para garantir os cuidados de higienização das mãos e dos exemplares, além de disponibilizar álcool 70%. Em razão da pandemia, o projeto foi readaptado e irá atender inicialmente apenas os servidores e em breve se estenderá para a comunidade, seguindo todas as medidas preconizadas pelos órgãos de Saúde.

 

Assessoria de comunicação

 

A ideia é realizar a troca de livros e histórias, desenvolvendo o senso coletivo em cada cidadão. Cada geladeira será equipada com diversos livros que fazem parte da literatura nacional e que auxiliarão no incentivo à leitura. Dentre eles, sentiu-se a necessidade de resgatar a Cultura Sul-Mato-Grossense, Brasileira, por meio de livros de escritores locais, além de Gibis, livros infantis, poesias e livros de autoajuda.

A entrega contou com a participação de autores locais como padre Fabrício Pinheiro, vereador Marcos Paz, Antônio Valdir Padilha, Vitor Amadeu, Elisangela Montagna Santiago e a escritora de Campo Grande, Mara Calvis. Mara, que já esteve participando de outros projetos desenvolvidos no município, comentou sobre a iniciativa, que alia, a consciência ambiental com a reutilização de geladeiras e o desenvolvimento humano através do incentivo à leitura. “Quero parabenizar a Prefeitura pelo maravilhoso projeto que vai permitir que um maior número de pessoas tenham a oportunidade de ter contato com esse mundo de saberes proporcionado pela leitura”, disse.

A prefeitura investiu R$ 8 mil na aquisição de novos livros e o restante foi complementado com doações feitas pela comunidade. Para o sucesso do projeto, o Departamento de Formação Continuada ressalta a importância da participação de toda população e reforça pedido de colaboração dos moradores. Um espaço segue reservado na Prefeitura para recebimento de livros, revistas e outras ferramentas de leitura que esteja em desuso nas residências, para impulsionar o projeto.

 

Assessoria de Comunicação

 

“Conhecimento deve ser partilhado, por isso, pedimos a colaboração de todos os moradores. As geladeiras já estão prontas para receber os exemplares e darmos o pontapé inicial ao projeto. Colaborem e ajudem nessa disseminação do conhecimento em nossa cidade”, pontuou o Prefeito Jeferson Tomazoni.

Ao fim de cada leitura, o projeto estimula a devolução do livro para que outros leitores tenham acesso, bem como a doação de outros títulos em bom estado de conservação. Para mais informações, os interessados em colaborar com o projeto podem entrar em contato com a servidora Lourdes Bresolin Pitchenin, pelo telefone (67) 99920-1725. Nesse contato também pode ser agendado horário para que a Prefeitura busque as doações.

 

https://www.facebook.com/PrefSGO/videos/981164735656055

 

Assessoria de Comunicação PMSGO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias semelhantes