Governo de MS pede que proibição na pesca de pintado seja descartada no estado

Foto: Pintado é peixe típico em Mato Grosso do Sul. — Foto: Reprodução/Redes sociais

O governo de Mato Grosso do Sul enviou ofício ao Ministério do Meio Ambiente pedindo para que a proibição na pesca de pintado seja descartada no estado. Como justificava, a nota diz que a espécie do peixe “não está ameaçada de extinção” nas bacias hidrográficas estaduais.

O envio do ofício estadual veio após o Ministério do Meio Ambiente colocar, pela primeira vez, o pintado (ou surubim) (Pseudoplatystoma corruscans) como espécie ameaçada de extinção.

Com a medida, a pesca do pintado fica proibida em todo o Brasil, inclusive a modalidade do “pesque e solte”. A decisão foi publicada no início deste mês e passa a valer a partir do próximo dia 5 de setembro. Até lá, o governo de Mato Grosso do Sul tenta reverter a situação no estado.

Repercussão local

Peixe surubim, também conhecido como pintado — Foto: Naturatins/Divulgação

De acordo com o secretário Jaime Verruck, da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), a medida do governo federal é questionável.

Por meio do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), o governo estadual enviou a solicitação do estudo científico que subsidiou a publicação da portaria federal que coloca o pintado em extinção.

Notícias semelhantes