Segundo o autor, ele teria começado a vender entorpecentes para se organizar financeiramente
A guarnição da Policia Militar realizava rondas pelo centro da cidade de São Gabriel do Oeste quando visualizou um homem de camiseta vermelha saindo de um beco de kitnets, ao visualizar os policiais jogou algo no chão, saiu correndo e pulou o muro, não sendo possível fazer a abordagem, ao averiguar o objeto, os policiais constataram que se tratava de uma trouxinha de maconha, os policiais adentraram ao local e encontraram uma moradora, que se assustou com a presença dos policiais no local, após eles relatarem o ocorrido, a moradora disse que alguns vizinhos recebem visitas estranhas e que alguns tinham o hábito de fumar maconha na frente da residência.
Diante dos relatos, a equipe policial se dirigiu a kitnet 3 e encontraram uma mulher de 23 anos, perguntado se ela estava sozinha a mesma respondeu que sim, porém os policiais ouviram barulho de agua caindo no chuveiro, com a permissão da moradora eles adentraram na residência, lá encontraram H.F.S. de 28 anos, os policiais visualizaram uma porção de maconha envolvida em um plástico com as mesmas características daquela que o outro suspeito havia jogado no chão, perguntado de quem seria o entorpecente, H.F.S. respondeu que era dele, diante da suspeita que o autor possuía mais drogas escondidas, os policiais solicitaram a ele que mostrasse onde estariam, o autor levou os policiais até o quarto, onde tirou um pacote cheio de maconha que estava escondido no pé da cama, nas buscas foi encontrado mais uma quantidade na mala do autor, uma balança de precisão e uma carteira contendo R$ 95,00. Imediatamente foi dado voz de prisão ao autor e encaminhado o mesmo a delegacia de policia civil para os procedimentos legais.
A droga totalizou 124 gramas, ele deve responder por crime de tráfico de drogas(Artigo 33 da LEI 11.343/06). Ainda, segundo o autor, ele teria buscado a droga em Campo Grande e retornou a São Gabriel do Oeste na última segunda-feira(19) com o objetivo de vender o entorpecente para se organizar financeiramente.