O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta terça-feira (13) os índices da PMS (Pesquisa Mensal de Serviços) referentes ao mês de novembro de 2025. Os números mostram que Mato Grosso do Sul apresentou variação de 0,9% no volume de serviços. Contudo, no acumulado do ano, o volume de serviços registrou aumento de 5,7%, referente ao ano de 2024.
A pesquisa revela um cenário comum, que reflete a espera do mercado antes das festas de fim de ano. A pesquisa se refere aos serviços prestados em Mato Grosso do Sul; com o índice, é possível acompanhar a evolução ou não do setor econômico no Estado, que contribui para o PIB (Produto Interno Bruto). Conforme os dados disponibilizados, o acumulado dos últimos 12 meses passou de 3,3% em outubro para 4,5% em novembro de 2025.
Cenário nacional
Em comparação com outros estados, ao menos 17 unidades de Federação recuaram no setor de serviços. Os impactos negativos de maior intensidade foram registrados em quatro estados:
- Rio de Janeiro, com recuo de -1,4%;
- Distrito Federal, com -3,4%;
- Amazonas, -3,0%;
- Bahia, com queda de -1,5%.
Fonte: Jornal Midiamax
















