IMUNIZAÇÃO: Pentavalente mal chega aos postos e já tem unidade sem a vacina

Foram distribuídas 40 doses por posto, mas procura tem sido grande

Novo lote com as 2.950 doses da vacina pentavalente já estão disponíveis em alguns postos de saúde de Campo Grande. Serão distribuídos 40 doses por unidade, nesta terça-feira (21). Porém, em alguns postos as doses já acabaram.

Esse é o caso da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Iracy Coelho. Ainda na última segunda-feira (20), 20 doses tinham sido aplicadas e nesta terça as outras 20 foram disponibilizadas, mas acabaram antes das 11h.

No primeiro lote, foram distribuídas duas mil doses, aproximadamente, 28 por posto de saúde e que acabaram em poucas horas. De acordo com a Secretária Estadual de Saúde (SES), novos lotes devem chegar em meados de fevereiro.

O fornecimento da vacina tinha sido interrompido porque a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em junho de 2019, reprovou um lote do produto, que era importado de um laboratório indiano.

Os primeiros problemas com a vacina, produzida pela Biologicals E. Limited, foram identificados no início do ano passado. Três lotes foram reprovados pelo Instituto Nacional de Qualidade em Saúde (INCQS) e a Anvisa reprovou a importação do produto em junho.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, na ocasião, afirmou que o problema teria sido causado pela mudança na logística de transporte da vacina. Isso teria alterado a temperatura do composto químico e feito a Anvisa reprovar o material. Dados do Ministério da Saúde dão conta de que todos os meses 800 mil doses desta vacina são aplicadas no País.

Fonte: Correio do Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias semelhantes