Iniciada em 12 de abril, a 23ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza segue em andamento em São Gabriel do Oeste em todas as unidades de saúde, atendendo a diversos grupos prioritários, como idosos e crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias).
A vacina contra a gripe visa minimizar as complicações decorrentes das infecções causadas pelo vírus Influenza, principalmente no inverno, quando as pessoas estão mais propícias a algum tipo de infecção respiratório-viral. Ela é trivalente, ou seja, protege contra três tipos de Influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. O imunizante é seguro e reduz as complicações que podem levar aos casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Por isso, é preciso que o público-alvo compareça aos postos para receber as doses.
Para vacinar, o cidadão deverá apresentar um documento de identificação com foto e o cartão do SUS. A vacinação contra a Influenza está acontecendo em todas as unidades de Saúde do Município das 7h30 às 10h e das 13h30 às 16h. Apenas pacientes da ESF I (em frente à Máfia Pizzaria) ainda devem procurar a ESF VIII (ao lado do CRAS) para imunização.
A vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática a doses prévias da vacina, bem como a qualquer componente da vacina ou alergia comprovada grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. Contudo, na maioria dos casos, as vacinas contra influenza têm um perfil de segurança considerado excelente e são bem toleradas.
Fique atento ao grupo de abrangência:
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);
Trabalhadores da Saúde;
Gestantes;
Puérperas;
Professores do Ensino Básico e Superior;
Povos Indígenas;
Idosos com 60 anos ou mais;
Forças de segurança e salvamento;
Forças armadas; Pessoas portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
Pessoas com deficiência permanente; e
Caminhoneiros.
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Tem eleva transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais.